O Mercado Municipal está com nova iluminação para melhorar o conforto térmico e reduzir o consumo de energia. A substituição de aproximadamente 400 lâmpadas por outras mais eficientes irá proporcionar uma economia mensal na conta de energia superior a R$ 1,6 mil.
As praças de alimentação Jamil Snege e Potty Lazzarotto tiveram 140 lâmpadas vapor metálicas de 70w (wats) substituídas por lâmpadas de LED de 10w. Com isto, o consumo de 3.528 kilowat/hora (Kw/h) deve baixar para cerca 500 Kw/h por mês. São lâmpadas LED amarelas para manter o conforto visual do ambiente.
Outras 200 lâmpadas Led 10 w fria (branca) foram utilizadas no Setor de Orgânicos do Mercado em substituição as antigas lâmpadas compactas de 25 w. Além desses setores também foram substituídas 70 lâmpadas AR 70 de 50 w cada por lâmpadas AR 70 de Led de 9 w. São mais modernas, eficientes e com menor consumo de energia.
“As lâmpadas antigas que restaram serão substituídas gradativamente, conforme for terminando a vida útil delas. As lâmpadas novas, além de promover eficiência energética, também vão contribuir na eficiência térmica”, afirmou o diretor de Feiras e Mercados, Nivaldo Vasconcellos. O diretor explicou que as lâmpadas incandescentes geram mais calor, enquanto que as lâmpadas LED, pelas quais estão sendo substituídas, são consideradas frias em relação as anteriores.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba