Compare sete tipos de sorvete e escolha o melhor para a dieta

5 de novembro de 2016
Curiosidades
0Comentários

Fonte: Minha Vida

Sobremesa à base de soja é rica em proteínas e os smoothies têm muita vitamina
Para se refrescar ou como sobremesa, nada melhor do que um picolé em um dia muito quente. Mas qual versão escolher é um dilema, principalmente se você está fazendo alguma dieta para emagrecimento e precisa tomar cuidado redobrado com recheios e coberturas. “Algumas versões são mais magras que outras, mas nada impede você de aproveitar os diferentes tipos de picolés, sorvetes e smoothies”, diz o nutricionista Ricardo Zanuto, de São Paulo. De acordo com o especialista, é importante lembrar que nenhum alimento pode ser consumido sem restrições e que um profissional pode ajudar você a incluir a sua sobremesa gelada na dieta sem culpa. Precisando de ideias, veja as dicas recomendas pelos especialistas.
Prefira aqueles à base de frutas
Os sorvetes de fruta são ótimas opções para quem quer manter uma alimentação saudável. Isso porque eles são feitos à base de água e, portanto, possuem poucas calorias, ajudam a hidratar o corpo e ainda são muito refrescantes. “Um picolé de frutas contém em média 55 calorias, valor que em alguns casos é menor que o de uma barrinha de cereal”, diz o nutricionista Ricardo Zanuto.

Sorvetes com leite pedem atenção
Apesar de serem fontes de cálcio e proteínas, os sorvetes à base de leite são mais calóricos e ricos em gorduras hidrogenadas, devendo ser consumidos com moderação. “A ressalva é ainda maior para pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite”, afirma a nutricionista Sandra da Silva Maria, da Clínica Gastro Obeso Center, em São Paulo. Pensando nas calorias, basta comparar: um sorvete de morango com leite tem em média 123 calorias, enquanto sua versão com água tem apenas 70.

Soja é uma opção saudável
Ideal para quem tem intolerância à lactose ou alergia ao leite, mas procura opções mais cremosas de sorvete, a versão de soja é muito saudável e deveria ser incluída em qualquer cardápio. “A soja é um vegetal que possui alto teor de proteínas e baixa quantidade de gordura, além de ter isoflavonas, substâncias que aliviam os sintomas da menopausa”, afirma o nutricionista Ricardo. Uma porção de sorvete à base soja contém a mesma quantidade calórica do que os sorvetes de leite, porém com a vantagem das proteínas vegetais – que ajudam a diminuir os níveis de colesterol.

Turbine sua dieta com iogurte
Os sorvetes à base de iogurte possuem vitaminas e minerais que os outros não têm. Opte pelos do tipo frozen, que são menos calóricos do que as versões tradicionais, pois contêm menos açúcar e gordura. “Se for diet melhor ainda, pois além de ajudar no emagrecimento, também é indicado para pessoas com diabetes”, diz a nutricionista Sandra. Se for tomar frozen, fique atento aos acompanhamentos, preferindo sempre as frutas ou oleaginosas. Uma porção de frozen yogurt puro tem 80 calorias.

Smoothies são ricos em vitaminas
Feitos normalmente à base de frutas, os smoothies podem ter ou não adição de iogurte e possuem de 150 a 200 calorias por copo de 200ml. “Fique atento para as versões com adição de açúcar ou chocolate, que são mais calóricas”, afirma o nutricionista Ricardo. Quando preparados apenas com frutas e/ou vegetais (ex. pepino, hortelã e cenoura), eles são ótimas fontes de vitaminas e minerais ainda ajuda na hidratação.

Raspadinhas pedem cuidado
Ao contrário dos smoothies, as raspadinhas são preparadas com menos frutas e costumam ser acompanhadas de açúcar ou xaropes ricos em conservantes – o que pode ser prejudicial à saúde. “Cada copo de raspadinha pode chegar a 150 calorias, sendo acrescentadas 50 calorias por cada colher de leite condensado adicionada”, diz a nutricionista Sandra. “As raspadinhas passam uma falsa ideia de sobremesa leve, devendo ser evitadas e substituídas por outras opções.”

Sorvetes caseiros podem ser uma cilada
As receitas caseiras são ótimas opções e livre de conservantes. “Utilize preferencialmente frutas frescas ou a polpa e evite acrescentar ingredientes como leite condensado”, afirma o nutricionista Ricardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Mais de 20 pratos com preços promocionais e receitas inspiradas nos quatro cantos do mundo. Pela ...
13 de outubro de 2020
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, com quase 60 mil casos por ...
12 de outubro de 2020
Open chat