Como não sair da dieta com as festas de Fim de Ano?

22 de dezembro de 2015
Saúde e Bem-Estar
0Comentários

Comemoração na empresa, reunião na casa dos amigos, presentes, lanches improvisados, comida das mais diferentes, petiscos, bebidas, altas festas… Como driblar todos esses acontecimentos que trazem sempre um ganho de peso, pois os números não mentem jamais e normalmente trazem conseqüências calamitosas?
Todos sabem que é o período mais lindo do ano, então o ideal é aproveitá-lo sem exageros e com bom senso para continuar o ano bem (e com muita saúde).
Então se liga nessas dicas práticas, saudáveis e sem sacrifícios, para poder  passar por esse período sem maiores prejuízos e manter o peso em dias de festa.
Evite alimentos calóricos
Frituras, doces, fast-food, álcool, refrigerantes que são doces líquidos, alimentos industrializados como salame, mortadela e derivados, que possuem alto teor de gordura e sódio. Afinal, a questão não é só manter o peso, mas sim a saúde de forma geral.
Para isso, pode incluir nas refeições algumas verduras, frutas e legumes. Quanto mais colorido o prato, mais saudável será a refeição. Aposte nas frutas no café da manhã e lanches intermediários, ou ainda em sucos naturais.
Abuse das saladas
Consuma sempre salada mista de folhas verdes antes da refeição principal no almoço, pois isto aumenta a sensação de saciedade, e assim a fará comer menos.
Quando bater aquela fominha antes de dormir, prefira sempre uma opção mais leve, como uma fruta, um leite ou uma vitamina feita com leite desnatado, fruta e adoçante de preferência sucralose ou stevia natural. Se possível inclua junto aveia em flocos que vai proporcionar um sono tranqüilo por conta do triptofano existente na aveia, melhorando assim a qualidade do sono.
Não fique mais do que 3 horas sem comer, faça de três refeições principais e três lanches intermediários. Isto faz com que você coma várias vezes ao dia em pequenas quantidades.
Hidrate-se
Por tratar-se do verão não o consumo de líquidos deve ser obrigatório, principalmente água. Sucos de frutas naturais também podem ser utilizados.
– Lembrar que aquela cervejinha infelizmente não mata a sede e traz como conseqüência a desidratação. Não se iluda, aposte na água, e caso tome álcool intercale com água, assim os prejuízos serão quase que imperceptíveis.
No dia D…
Na ceia, primeiro deve existir um consenso na família em tornar a ceia mais saudável, evitando excessos com carnes gordurosas e alimentos calóricos. Se a rabanada fizer parte da ceia opte por uma versão light, trocando, por exemplo, açúcar por adoçante, o leite condensado pelo desnatado e leve ao forno para assar. Abuse da canela, assim a magia do natal continuará em alta e seu plano alimentar não irá por água a baixo.
Seguindo a tradição, são as carnes que dão o toque todo especial. Uma das opções são peixes assados regados com molho de maracujá, ou ainda peru, acompanhado de pêssego em calda light recheado com farofa feita de aveia com uvas passas e salsão. Outra escolha seria o lombo de porco magro com abacaxi grelhado.
Sinal verde para frutas e frutas secas, verduras principalmente as folhas e legumes, tomando cuidado com as frutas secas (que são mais calóricas). As especiarias nas últimas décadas têm feito parte integrante das ceias. Deixe os temperos prontos de lado e aposte no limão, vinagre, azeite extra-virgem, gengibre, pimenta e açafrão. A maionese e o salpicão de frango podem ser reformulados com queijo branco magro e iogurte no lugar da maionese. O salpicão de frango, prato frio muito consumido nesta época devido ao calor do verão, pode ser feito com queijo tipo cottage e iogurte natural desnatado. Coloque-o à mesa apenas no momento da ceia, para mantê-lo resfriado e saboroso.
Bebidas alcoólicas são calóricas
Intercale sempre com água de preferência ou sucos com bastante gelo e adoçados com adoçante. Fique alerta com os coquetéis, pois são preparados com açúcar, leite condensado, licor e álcool, mas você pode apostar na versão light, preparada com adoçante. Mesmo assim não exagere, pois o álcool fornece 7 calorias por grama.
E o Panetone?
Os panetones, que já são a tradição no Natal, devem ser consumidos com moderação, mesmo as versões DietLight.
Siga o plano alimentar, e lembre-se que ceia é apenas um dia, no final da festa faça uma distribuição de comidas entre a família. E o mais importante mantenha a atividade física em dia, pois isso fará toda a diferença.
E no mais tenha um ótimo Natal e um Ano Novo repleto de felicidades!
Fonte: Faz Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

Confira aqui o contato dos estabelecimentos do Mercado Municipal de Curitiba que estão ...
4 de dezembro de 2020
Um dos mais tradicionais centros de compras para as festas de fim de ano estende seu horário de ...
3 de dezembro de 2020
No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Open chat