Benefícios da Tapioca

12 de julho de 2015
Curiosidades
0Comentários

No inverno, as comidas típicas dessa estação são extremamente deliciosas, e a tapioca é uma delas. Ela é mais saudável que o pão, livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. A iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso.
Benefícios da tapioca
A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos.
No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumí-la, pois 50 gramas da massa tem 70 calorias. O ideal é comê-la como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia, afinal, nada em excesso faz bem ao organismo,
Recheio da tapioca
Outra dica na hora de preparar a tapioca é prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. “Entre os melhores recheios estão: o atum, as frutas, os queijos brancos e as carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana e amaranto (grão rico em proteína e que possui aminoácidos).
A chia é um diferencial na receita, fazendo com que o preparo fique ainda mais saudável, pois ela é muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas.
Já os ingredientes que levam muitos corantes, como ketchup, mostarda e maionese, devem ser evitados, assim como o doce de leite e o chocolate, que são mais calóricos. Na hora do consumo, os líquidos também devem ser evitados. O recomendado é nunca consumir líquidos durante as refeições, pois eles aceleram o processo de saciedade. Se possível, tome um suco ou chá, meia hora depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos que você pode gostar

Na quinta-feira, dia 14 de abril, o Mercado Municipal abre das 8h às 18h. Na sexta-feira, 15 de ...
11 de abril de 2022
Evento para quem produz e para quem ama queijo terá programação com cursos,análises sensoriais e ...
30 de março de 2022
Nesta terça -feira, 8 de março, o Mercado Municipal de Curitiba realiza a ação Acerte o Alvo, em ...
7 de março de 2022