Alimentos que estimulam o sono

14 de julho de 2015
Curiosidades
0Comentários

Muito se fala sobre quais alimentos deve-se evitar antes de pegar no sono, das consequências negativas que eles trazem pra quem tem insonia, etc. Mas, você sabe quais são os alimentos que tem ação contrária? Afinal, para uma boa noite de sono e descanso, nem sempre é necessário apostar em remédios para dormir, calmantes e outras técnicas (como abolir carboidratos). Muitas vezes, apenas a alimentação adequada é suficiente para estimular o sono. Os distúrbios mais graves e constantes exigem ajuda médica, porém os casos mais simples, como a insônia eventual, podem ser contornados com a devida alimentação. Alimentos especiais como o leite, o mel e o maracujá podem ser consumidos no jantar ou na hora da ceia noturna. Com as propriedades presentes nesses alimentos, você certamente terá uma boa noite de sono pela frente.

Leite:
uma xícara de leite morno depois do jantar é uma opção interessante para quem deseja desfrutar uma revigorante noite de sono. Isso porque o leite é fonte de triptofano, um aminoácido essencial que, após a digestão, é convertido pelo organismo em duas substâncias: serotonina e melatonina. São neurotransmissores que induzem ao sono graças à sensação de relaxamento profundo. Isso sem contar na melhora do humor. O leite também possui cálcio concentrado, o que ajuda a fortalecer os ossos e combater a osteoporose. Se preferir, é possível substituir o leite concentrado com derivados como, por exemplo, o iogurte.
Mel: além de ser uma importante fonte de energia natural, o mel faz muito bem para a saúde. Entre suas principais características está o alívio da tosse, o combate da gripe e a melhora do sono. Variações de mel com frutas ou mel como substituto do adoçante para chás são formas eficazes de consumir a substância antes de dormir para ter uma noite tranquila. Por se tratar de um carboidrato simples, o mel ajuda o organismo a absorver com maior eficiência o aminoácido triptofano. O mel também é um dos raros ingredientes que mistura proteínas a hidratos de carbono, minerais e vitaminas, elevando seu valor nutritivo e medicinal.
Maracujá: o senso comum garante que um dos alimentos mais calmantes que existe é o maracujá. Mas na verdade, o efeito calmante é mais eficaz na planta maracujá do que em produtos feitos a partir da fruta. Dessa forma, pouco adianta consumir sucos ou mousses antes de dormir. Para um efeito calmante total, o ideal mesmo é consumir partes da passiflora, o nome medicinal da planta do maracujá. As substâncias tranquilizantes se encontram sobretudo nas folhas e nos galhos da planta. Um chá de maracujá feito a partir das folhas é tiro e queda para afastar a insônia de uma vez por todas.
Hortelã: na lista de ervas mais eficientes para estimular o sono está a hortelã, principalmente quando consumida na forma de chá antes de dormir. A planta é rica em propriedades medicinais, ajuda na digestão e previne doenças digestivas. Outro benefício da hortelã é aliviar cólicas menstruais e intestinais. Graças às suas características analgésicas, anti-bacterianas e sedativas, a hortelã combate os principais vilões da boa noite de sono: o estresse e a ansiedade. É provado que a hortelã contribui para o relaxamento do sistema nervoso, sobretudo após as refeições. Outra forma de aproveitar os benefícios da hortelã é consumir as ervas batidas com sucos ou mesmo com outras folhas na salada do jantar.
Fonte: eHow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

Fique atento ao nosso funcionamento na Páscoa. 🐰Na sexta-feira, dia 29/03, Box e Bancas abrem das ...
20 de março de 2024
Fique atento ao nosso funcionamento nos dias de folia! 🎉🪅 Nos dias 12 e 13 de fevereiro o Mercado ...
1 de fevereiro de 2024
O Mercado Municipal de Curitiba promove, a partir do próximo dia 30 a já tradicional Semana dos ...
29 de janeiro de 2024