A polêmica que gira em torno do detox

15 de julho de 2015
Curiosidades
0Comentários

Detox é a abreviação da palavra inglesa detoxification, que significa desintoxicar. Existem vários produtos e terapias com finalidades “detox”, mas ao mesmo tempo, são contestados por médicos e nutricionistas, quanto ao real benefício destes programas e alimentos.
Nosso organismo tem vários mecanismos responsáveis por eliminar as toxinas que ingerimos ou que produzimos ao longo do dia, e boa parte destas toxinas são eliminadas pela urina. “Boa parte” porque nosso corpo precisa de nossa “ajuda”, afinal, sozinho fica muito mais difícil. Por isso, é importante não entupir o organismo com toxinas, mesmo que ele consiga liberar (esse processo é mais lento).
Algumas maneiras de fazer um detox no corpo é comer menos industrializados, enlatados, embutidos, e dar prioridade aos alimentos mais naturais e orgânicos, livres de agrotóxicos, preferir sempre alimentos com origem conhecida, evitar excessos (pois nada faz bem quando em excesso), consumir alimentos da estação e regionalizados, que não precisam ser transportados de longe em câmaras frias ou receber nenhum tipo de aditivo pós-colheita para manterem-se intactos até o destino final, fazer sempre um prato colorido com muitas verduras, evitar frituras e doces. Para um detox bem feito, é super importante uma alimentação saudável!
Uma curiosidade: você sabia que a palavra “detox” não pode ser utilizada em embalagens de alimentos?
Isso porque fere a legislação, uma vez que promete efeitos que não podem ser demonstrados cientificamente. Detox NÃO significa mais saudável.
É importante ressaltar que não existem milagres e que certas terapias detox são prejudiciais ao nosso organismo, como é o caso da lavagem intestinal, uma agressão que literalmente lava nosso intestino, provocando uma disbiose por eliminar toda a flora intestinal.
Apesar de tudo, um suco não faz mal a ninguém, o que precisamos é ficar atentos para não cair no conto milagroso!
Fonte: Lápis de Olho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Mais de 20 pratos com preços promocionais e receitas inspiradas nos quatro cantos do mundo. Pela ...
13 de outubro de 2020
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, com quase 60 mil casos por ...
12 de outubro de 2020
Open chat