A retenção de líquidos pode surgir em qualquer fase da vida, mas algumas mulheres costumam sentir o peso e inchaço característicos do problema todos os meses, durante o período menstrual, onde a mulher pode ganhar até dois quilos, devido a retenção hídrica. Abdômen, pés, mãos e face ficam inchados, resultando no aumento de peso.
O médico explica que, em geral, o inchaço desaparece sozinho, mas se o problema for persistente é preciso procurar um médico. Isso por que o edema, ou inchaço, também pode ser o sintoma de complicações de saúde, como problemas renais e circulatórios. Confira o que pode causar a retenção de líquidos e como evitá-la:
Causam retenção de líquidos
. Oscilação hormonal
. Calor excessivo
. Sedentarismo
. Excesso de peso
. Baixa ingestão de líquidos
. Período pós-parto, pós-operatório e menstrual
. Alimentação: embutidos, azeitonas e sal, em excesso, podem promover a retenção hídrica.
Amenizam a retenção de líquidos
. Chás: são diuréticos naturais e podem ajudar a amenizar os sintomas da retenção de líquidos. Gestantes sempre devem consultar o médico, já que algumas ervas têm potencial abortivo.
. Água, água de coco e sucos naturais: a ingestão inadequada de líquidos pode aumentar os riscos de formação de cálculos e retenção de substâncias que são eliminadas naturalmente pela via renal.
. Drenagem linfática: é uma massagem que estimula manualmente o sistema linfático, ajuda a drenar o líquido retido e diminuindo os edemas.
. Atividades físicas: realizar a prática regular de atividades físicas para a eliminar o líquido retido.