Festa Junina e suas tradições

7 de junho de 2017
Curiosidades, Receitas
16Comentários

Uma das comemorações mais esperadas por todos, com certeza, é a época da festa junina, conhecida por suas comidas típicas, fogueiras, danças de roda, quadrilhas, chapéus de palha e roupas. A festa junina surgiu na Europa há centenas de anos, acontecia durante o solstício de verão para comemorar o início da colheita, além de fazer referência aos santos católicos Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.

As festas acontecem em todo o país, mas cada região possui suas características particulares que ajudam a dar aquele toque especial. No Nordeste, as festa juninas são destaque em Campina Grande, na Paraíba e Pernambuco, durante o mês inteiro. As principais atrações são shows e brincadeiras, como “trem ferroviário”, em que os passageiros viajam dançando nos vagões ao ritmo do forró. No Sudeste a principal atração é, sem dúvidas, a comida típica, como pipoca, pé-de-moleque e maçã do amor. No Centro Oeste a festa é marcada pelas quadrilhas e o ritmo sertanejo. No Sul do país também são destaques as comidas e músicas.

Decoração da festa

A decoração da festa junina é muito importante e merece atenção, pois são os acessórios que fazem esta comemoração ser tão especial, as tradicionais bandeirinhas e as barracas não podem faltar. Para decorar a mesa, toalhas de tecido chita ou xadrez podem ser uma ótima opção. No centro coloque latinhas com flores de campo bem coloridas ou recheie uma cestinha de palha com guloseimas e doces típicos.

Roupas típicas

Existem vários trajes quando o assunto é festa junina, porém na hora de escolher a roupa para dançar quadrilha o que vale são as cores e a criatividade de cada um, tais como xadrez, florais grandes e pequenos, e listras. O chapéu de palha é um dos elementos que não pode faltar,, principalmente nos homens. As mulheres podem fazer as clássicas trancinhas no cabelo, podendo optar por colocar flores.

Os homens podem vestir calça jeans e camisa xadrez, utilizando botas ou sapatos nos pés. Já as mulheres tem duas opções, ambas são perfeitas para esta comemoração, a primeira é composta de calça jeans e camisa xadrez, com botas cowboy ou montarias. A segunda opção é um vestido xadrez ou estampado de flores e botas.

Receitas

Quer encantar sua família e amigos com receitas típicas da festa junina e não sabe como? Confira a receita que separamos especialmente para você! A cocada de leite condensado não pode faltar, é fácil de ser preparada e muito gostosa.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de açúcar refinado (faltando dois dedos para encher);
  • 1 coco ralado;
  • 1 colher de manteiga sem sal.

Modo de preparo

  1. Misture tudo e leve ao fogo mexendo sempre com colher de pau até dar ponto;
  2. Somente estará no ponto quando a mistura se desgrudar do fundo e das laterais da panela;
  3. Despeje no mármore untado, vasilha refratária, espere esfriar e corte em losango ou em quadrinhos.

A maçã doce também é muito comum durante a festa junina, não sabe como preparar em casa? É muito fácil, confira!

Ingredientes

  • 6 maçãs;
  • 6 palitos de sorvete;
  • ½ xícara de glucose de milho;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 4 gotas de corante vermelho;
  • Granulado colorido para enfeitar.

Modo de preparo

  1. Lave as maçãs e coloque os palitos de sorvete onde deverá ficar o cabo. Em uma panela, coloque o açúcar e a glucose de milho, espere formar uma calda grossa, demora aproximadamente 1 minuto. Desligue e acrescente as 4 gotas de corante e misture bem;
  2. Segure as maçãs pelo cabo do sorvete e passe-as pela calda, em seguida despeje o granulado colorido e coloque virada de cabeça para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga, deixe na geladeira até endurecer.

Mercado Municipal de Curitiba

Aqui no Mercado Municipal você encontra tudo que precisa para o preparo destas maravilhosas receitas. Encante sua família e amigos e aproveite esta festa que conquista milhares de pessoas todos os anos!

16 Comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

Confira aqui o contato dos estabelecimentos do Mercado Municipal de Curitiba que estão ...
4 de dezembro de 2020
Um dos mais tradicionais centros de compras para as festas de fim de ano estende seu horário de ...
3 de dezembro de 2020
No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Open chat