Calorias e controle de peso

10 de maio de 2015
Saúde e Bem-Estar
0Comentários

Se você quer evitar o ganho de peso ou manter seu peso, encontrar o equilíbrio certo de calorias e atividade é o segredo para isso. Manter um peso saudável ajuda a compensar o risco de doença cardíaca, derrame, diabetes, pressão alta e outras doenças relacionadas com a alimentação. O número de calorias que você precisa para manter o peso depende de vários fatores.
 
Fatores
Seu gasto calórico e sua ingestão de calorias devem ser praticamente os mesmos se quiser manter o peso atual. Embora o excesso de ingestão de calorias signifique ganho de peso e um déficit calórico cause perda de peso, você não precisa necessariamente de um equilíbrio exato de ingestão e gasto calórico diariamente. Em vez disso, procure um equilíbrio calórico ao longo de uma semana e monitore seu peso uma vez por semana, no mesmo dia, para acompanhar seu sucesso.
Fórmula
As necessidades calóricas diárias variam de acordo com o indivíduo, com base em fatores como sexo, estilo de vida e idade. O site MedlinePlus recomenda usar uma fórmula simples para estimar suas necessidades calóricas para a manutenção do peso. Se você levar uma vida sedentária, por exemplo, multiplique metade do seu peso corporal em quilos por 10 para determinar suas necessidades calóricas para manter o peso. Caso tenha mais de 50 anos ou raramente pratique exercícios, multiplique metade do seu peso por 13. Multiplique por 15 se você for moderadamente ativo e 18 se tiver um emprego fisicamente rigoroso ou se praticar exercícios rotineiramente de forma rigorosa.
Avaliação
Embora a fórmula seja útil para estimar suas necessidades calóricas para a manutenção do peso, pode ser necessário fazer ajustes nessa estimativa para encontrar a ingestão calórica adequada para esse fim. Se você sofrer um ganho ou perda de peso gradual, ajuste a meta de calorias por 100 a 200 calorias até encontrar uma ingestão adequada para a manutenção do peso. Como é fácil subestimar a ingestão calórica, tente manter um diário alimentar para controlar com precisão o consumo de alimentos.
Atividade física
Embora a restrição calórica seja tipicamente a estratégia mais eficaz para a perda de peso, a atividade física desempenha um papel mais importante na manutenção do peso, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Trinta minutos de exercício diário pode ser o suficiente para evitar o ganho de peso, desde que a sua ingestão calórica esteja controlada. Consulte um médico antes de mudar sua alimentação e rotina de exercícios se você tiver um histórico de problemas cardíacos ou problemas de saúde relacionados com a alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Mais de 20 pratos com preços promocionais e receitas inspiradas nos quatro cantos do mundo. Pela ...
13 de outubro de 2020
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, com quase 60 mil casos por ...
12 de outubro de 2020
Open chat