Benefícios da Alcachofra

6 de abril de 2016
Curiosidades
3Comentários

A alcachofra é uma planta medicinal, também conhecida como Alcachofra-hortense ou Alcachofra comum, muito utilizada para emagrecer ou para complementar tratamentos, tais como: baixar o colesterol, combater a anemia, regular os níveis de açúcar no sangue e combater os gases, por exemplo.
O seu nome científico é Cynara scolymus e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados.
Benefícios: a alcachofra serve para ajudar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários.
Propriedades: as propriedades da alcachofra incluem sua ação anti esclerótica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, laxante, anti-reumática, anti-tóxica, hipotensora e anti-térmica.
Como consumir: a alcachofra pode ser consumida in natura, em forma de salada crua ou cozida, chá ou em cápsulas industrializadas.
As cápsulas da alcachofra devem ser consumidas antes ou depois das principais refeições do dia, juntamente com um pouquinho de água.
Chá de alcachofra: colocar numa xícara de água fervente, de 2 a 4 g das folhas de alcachofra e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber a seguir.
Alcachofra gratinada: consumir a alcachofra gratinada é uma deliciosa forma de aproveitar os benefícios desta planta medicinal. Confira a receita:
Ingredientes
2 flores de alcachofra
1 pacote de creme de leite
2 colheres de sopa de queijo ralado
Modo de preparo
Para preparar a alcachofra gratinada, basta colocar todos os ingredientes fatiados numa assadeira e temperar com sal e pimenta. Acrescente o creme de leite por último e cubra com o queijo ralado, levando para assar no forno a 220ºC. Sirva quando estiver bem douradinho.
Efeitos colaterais da alcachofra: não foram encontrados efeitos colaterais da alcachofra.
Contraindicações da alcachofra: a alcachofra está contraindicada para indivíduos com obstrução do ducto biliar, durante a gravidez e amamentação.
Fonte: Tua Saúde

3 Comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos que você pode gostar

Setor é o primeiro do Brasil dedicado a produtos sem agrotóxicos e terá muitas ofertas Orgânicos ...
24 de maio de 2022
Na quinta-feira, dia 14 de abril, o Mercado Municipal abre das 8h às 18h. Na sexta-feira, 15 de ...
11 de abril de 2022
Evento para quem produz e para quem ama queijo terá programação com cursos,análises sensoriais e ...
30 de março de 2022