Alimentos vs. felicidade

16 de agosto de 2015
Curiosidades
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Os alimentos, quando consumidos corretamente e na medida certa, podem fazer maravilhas pelo nosso corpo: retardar o envelhecimento, proteger contra doenças, deixar a pele mais bonita e até proporcionar mais felicidade.
Mas engana-se quem acha que felicidade é degustar um delicioso hambúrguer ou um bolo de chocolate cheio de calda! Existem alimentos que têm, em suas propriedades químicas, nutrientes que ajudam o corpo a produzir a sensação de felicidade. Conheça-os:
Banana: De acordo com a Universidade das Ciências da Filadélfia, nos Estados Unidos, a banana contém, além de muito potássio, um nutriente chamado triptofano, que ajuda o corpo a produzir hormônios que regulam o humor e o sono, além de ser uma ótima fonte de vitamina B. Vale ressaltar que a falta de vitaminas está ligada à depressão.
Ostras: Quem costuma se sentir muito ansioso sabe como este sentimento pode atrapalhar a rotina e fazer com que seja até difícil aproveitar os momentos especiais da vida. Pois saiba que melhorar os níveis de zinco no organismo, nutriente muito presente em ostras, pode ser uma boa arma contra a ansiedade e a favor da felicidade, de acordo com um estudo feito pelo jornal “Nutrition and Metabolic Insights”.
Maçã: Essa é para quem anda muito nervoso: sabia que a maçã tem efeito calmante? Segundo o “British Journal of Health Psychology”, a fruta ainda é capaz de dar mais energia e produzir uma sensação geral de satisfação e felicidade.
Quinoa: A quinoa, queridinha das dietas saudáveis, também colabora para a felicidade. Ela possui um flavonoide chamado quercetina, que trabalha no corpo como anti-alérgico e anti-depressivo. Os resultados foram comprovados em uma pesquisa científica do “Journal of Neuropharmacology”.
Chocolate amargo: Sim, você provavelmente já percebeu que o comer chocolate te deixa feliz, né? Mas seu corpo certamente prefere o chocolate amargo ao chocolate ao leite ou branco. Segundo dados do do “Journal of Proteome Research”, este tipo de chocolate tem uma boa quantidade de antioxidantes que reduzem os níveis de cortisol – o hormônio do stress – no organismo e fazem super bem para a pele.
Espinafre: Se sentindo cansado e desanimado todos os dias? Já reparou se está faltando espinafre na sua alimentação? Esta verdura tem ácido fólico, nutriente que age contra depressão e fadiga, como mostrou um estudo do “Journal of Physiology”.
Salmão: O salmão é um peixe gorduroso, mas a notícia boa é que, se consumido com moderação, suas gorduras fazem superbem. O ômega 3 encontrado no peixe é capaz de melhorar o humor, ajudar a controlar os sintomas de depressão e, de quebra, deixar o cabelo mais brilhante, segundo o “Journal of Pharmacological Research”.
Café: Contanto que não seja consumido antes de dormir – o que pode provocar uma noite irritante em claro – o consumo moderado de café pode diminuir os riscos de depressão, de acordo com o “JAMA Internal Medicine”.
Fonte: Yahoo

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