Alimentos permitidos na dieta cetogênica

Muitos regimes prometem perda de peso sem esforço, fim do efeito sanfona… na verdade, determinadas dietas, por possuírem grandes restrições alimentares e proibirem o consumo de nutrientes importantes para o corpo, ocasionam uma perda de peso rápida mas sem qualidade. Ou seja, depois de poucas semanas ou meses, recupera-se novamente todos os quilos perdidos. Uma das dietas mais efetivas para emagrecer (acompanhada de exercícios físicos, é claro) é a dieta cetogênica, que permite o consumo de proteínas e elimina os carboidratos, que oferecem “calorias vazias”, ou seja, ricos em açúcares mas pobres em nutrientes. Conheça os alimentos permitidos neste regime:
O que é a dieta cetogênica
A dieta cetogênica ou cetônica consiste em um regime de alimentação rico em proteínas e pobre em carboidratos e açúcares, em especial nas primeiras 48h. É possível perder até 5 kg por semana ao retirar as massas, grãos, farinhas e glúten do cardápio. Chama-se cetônica a dieta que ativa os corpos cetônicos, substâncias que fornecem energia para o coração e o cérebro. Programas como Atkins, Dukan e South Beach utilizam os preceitos da dieta cetônica por reduzir os níveis de insulina, o que faria o corpo queimar mais gordura.
Alimentos potencializadores da dieta
Na dieta cetônica, todo e qualquer tipo de carboidrato, como massas, cereais, pães, tubérculos e farinhas deve ser evitado. Os açúcares também estão proibidos, pois se transformam em glicose rapidamente e retardam o metabolismo. Como determinados alimentos possuem pequenas quantidades de carboidrato naturalmente, há um limite de “consumo acidental tolerável” de até 5 gramas nos dois primeiros dias da dieta e até 40 gramas nos dias seguintes. Para que o regime seja bem-sucedido, é necessário alimentar-se de 3 em 3 horas com refeições ricas em proteína animal e vegetal, além de beber muita água e chás sem açúcar.
Vegetais permitidos
Nem todos os vegetais são permitidos para o consumo durante a dieta cetogênica. Todas as frutas devem ser cortadas do cardápio nos primeiros 15 dias, para evitar o consumo de açúcares. Para driblar a fome e acostumar seu corpo para metabolizar mais rapidamente os alimentos, abuse dos pratos cheios de verde. Verduras como alface, espinafre, acelga, chicória, salsão, escarola, couve, repolho, brócolis, couve-flor e salsão, além de ervas como salsinha, cebolinha, orégano e manjericão, são livres para consumo à vontade. Cebola, pimenta, pepino, abobrinha, rabanete, quiabo, berinjela, jiló, azeitona e palmito também estão liberados para consumo ilimitado por dia. Tomate e cenoura devem ser consumidos em menores porções (3 unidades e 1 unidade, respectivamente).
Proteínas animais
À exceção de embutidos (como salsichas e salames), que possuem carboidratos nos conservantes, o consumo de proteínas animais é totalmente liberado, inclusive em sua forma frita. Ovos, leite e queijos em geral oferecem “proteínas puras” e podem ser consumidos diariamente para suprir as necessidades corporais por nutrientes diversos. Carne de boi, porco, aves e peixes, além de presuntos cozidos e frutos do mar, também podem ser consumidos sem restrição. Algumas dietas permitem inclusive a ingestão de carne com gordura, linguiças e bacon, que também supostamente aceleram a queima de gordura corporal. Você pode ainda consumir azeitonas, castanhas, nozes e outras sementes oleaginosas.
ATENÇÃO: é muito importante lembrar que SEMPRE antes de qualquer dieta, reeducação alimentar ou regime, é fundamental ir à um médico ou nutricionista.

5 Responses

  1. Tem 18 dias que estou fazendo a dieta cetogênica já perdi 6kg e já não sinto vontade de consumir carboidratos exceto a cerveja tô sentindo maior nescecidade mais também tá controlado 💪⚒️🏆

  2. Eu ja comecei minha dieta a 18 dias e já vejo resultado é muito boa essa dieta essa forma de alimentação me fes perde a saciedade de elimento ou seja perde o apetite

  3. Eu estou a 16 dias fazendo dieta cetogênica, hj me senti mal e resolvi jantar e a comer algumas frutas como manga e maçã, mudei toda minha alimentação, e notável a perca de peso , fora que a comida eu tô adorando, faço meu pão a base farelo de aveia , brawnie massa de banana cacau em pó e aveia .
    Musse de maracujá de chocolate e morango tudo com massa de banana. E yorgute desnatado e whey. E treino galera três vz n mínimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *