Alimentos permitidos na dieta cetogênica

15 de junho de 2015
Curiosidades
4Comentários

Muitos regimes prometem perda de peso sem esforço, fim do efeito sanfona… na verdade, determinadas dietas, por possuírem grandes restrições alimentares e proibirem o consumo de nutrientes importantes para o corpo, ocasionam uma perda de peso rápida mas sem qualidade. Ou seja, depois de poucas semanas ou meses, recupera-se novamente todos os quilos perdidos. Uma das dietas mais efetivas para emagrecer (acompanhada de exercícios físicos, é claro) é a dieta cetogênica, que permite o consumo de proteínas e elimina os carboidratos, que oferecem “calorias vazias”, ou seja, ricos em açúcares mas pobres em nutrientes. Conheça os alimentos permitidos neste regime:
O que é a dieta cetogênica
A dieta cetogênica ou cetônica consiste em um regime de alimentação rico em proteínas e pobre em carboidratos e açúcares, em especial nas primeiras 48h. É possível perder até 5 kg por semana ao retirar as massas, grãos, farinhas e glúten do cardápio. Chama-se cetônica a dieta que ativa os corpos cetônicos, substâncias que fornecem energia para o coração e o cérebro. Programas como Atkins, Dukan e South Beach utilizam os preceitos da dieta cetônica por reduzir os níveis de insulina, o que faria o corpo queimar mais gordura.
Alimentos potencializadores da dieta
Na dieta cetônica, todo e qualquer tipo de carboidrato, como massas, cereais, pães, tubérculos e farinhas deve ser evitado. Os açúcares também estão proibidos, pois se transformam em glicose rapidamente e retardam o metabolismo. Como determinados alimentos possuem pequenas quantidades de carboidrato naturalmente, há um limite de “consumo acidental tolerável” de até 5 gramas nos dois primeiros dias da dieta e até 40 gramas nos dias seguintes. Para que o regime seja bem-sucedido, é necessário alimentar-se de 3 em 3 horas com refeições ricas em proteína animal e vegetal, além de beber muita água e chás sem açúcar.
Vegetais permitidos
Nem todos os vegetais são permitidos para o consumo durante a dieta cetogênica. Todas as frutas devem ser cortadas do cardápio nos primeiros 15 dias, para evitar o consumo de açúcares. Para driblar a fome e acostumar seu corpo para metabolizar mais rapidamente os alimentos, abuse dos pratos cheios de verde. Verduras como alface, espinafre, acelga, chicória, salsão, escarola, couve, repolho, brócolis, couve-flor e salsão, além de ervas como salsinha, cebolinha, orégano e manjericão, são livres para consumo à vontade. Cebola, pimenta, pepino, abobrinha, rabanete, quiabo, berinjela, jiló, azeitona e palmito também estão liberados para consumo ilimitado por dia. Tomate e cenoura devem ser consumidos em menores porções (3 unidades e 1 unidade, respectivamente).
Proteínas animais
À exceção de embutidos (como salsichas e salames), que possuem carboidratos nos conservantes, o consumo de proteínas animais é totalmente liberado, inclusive em sua forma frita. Ovos, leite e queijos em geral oferecem “proteínas puras” e podem ser consumidos diariamente para suprir as necessidades corporais por nutrientes diversos. Carne de boi, porco, aves e peixes, além de presuntos cozidos e frutos do mar, também podem ser consumidos sem restrição. Algumas dietas permitem inclusive a ingestão de carne com gordura, linguiças e bacon, que também supostamente aceleram a queima de gordura corporal. Você pode ainda consumir azeitonas, castanhas, nozes e outras sementes oleaginosas.
ATENÇÃO: é muito importante lembrar que SEMPRE antes de qualquer dieta, reeducação alimentar ou regime, é fundamental ir à um médico ou nutricionista.

4 Comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos que você pode gostar

Setor é o primeiro do Brasil dedicado a produtos sem agrotóxicos e terá muitas ofertas Orgânicos ...
24 de maio de 2022
Na quinta-feira, dia 14 de abril, o Mercado Municipal abre das 8h às 18h. Na sexta-feira, 15 de ...
11 de abril de 2022
Evento para quem produz e para quem ama queijo terá programação com cursos,análises sensoriais e ...
30 de março de 2022