Frutas: Consuma uma variedade de frutas. É bom variar a cor delas, tentando comer algumas brancas, amarelas, laranja, vermelhas e roxas por uns dias. Tente consumir 1 1/2 a 2 xícaras de frutas por dia. A fruta inteira é o melhor, mas o suco de fruta 100% natural, congelado ou a fruta enlatada em sumo ou calda também são aceitáveis. Os frutos sadios incluem bananas, frutas cítricas, frutas do pomar, melões e outros. Lave todas antes de comê-las.
Leite: O consumo de cálcio durante a gravidez tem que ser maior, e o leite é uma excelente fonte. O desnatado, 1%, iogurte normal e grego são ótimas opções. Somente beba leite pasteurizado. Também é liberado o consumo de queijos, pois são um suplemento adicional de cálcio.
Proteína: Durante a gravidez, o corpo precisa de 140 a 150 gramas de proteína diariamente. A proteína vem da carne, porco, frango, peru ou peixe. É recomendável limitar o consumo de peixe em 340 gramas por semana e de preferência consumir os de baixa quantidade de mercúrio, como o peixe-gato, pollack, salmão, tilápia, atum enlatado light, amêijoas e camarão. Os ovos são uma fonte segura de proteína e aqueles ricos em ácidos graxos ômega-3 são os melhores. As manteigas e nozes fornecem proteína saudável, assim como os feijões e lentilhas. A carne vermelha, carne de porco, frango, peru, peixe e ovos devem ser bem cozidos antes de serem ingeridos.
Grãos: Consuma seis porções de grãos todos os dias, preferivelmente cereais integrais. Boas escolhas incluem, quinoa, arroz integral, aveia, cereais integrais e pão integral.
Vegetais: Coma uma grande variedade de legumes, fazendo um esforço para escolher grupos de cores diferentes. Comer uma variedade de frutas e legumes durante as últimas fases da gravidez aumentará as chances do bebê aceitar os alimentos mais tarde durante a vida. Os legumes saudáveis incluem vegetais de folhas verdes, batata doce, brócolis, couve-flor, tomate e outros. O suco vegetal é outra opção saudável, e os vegetais frescos são melhores, mas os legumes congelados e enlatados também são aceitáveis. Cuidadosamente, lave todos antes de comer e evite os brotos de alfafa. Tente comer 2 1/2 xícaras de vegetais por dia.
Gorduras: As mulheres grávidas precisam de gorduras saudáveis todos os dias. Ela é obtida ao comer produtos animais ou laticínios. A gordura adicional pode ser obtida pela ingestão de uma pequena quantidade de azeite de oliva, óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja e margarina. A gordura trans deve ser evitada, e a saturada deve ser limitada.