Sete alimentos que contribuem com a saúde bucal

26 de maio de 2015
Saúde e Bem-Estar
0Comentários

Uma alimentação saudável ajuda no combate às cáries. Veja sete alimentos que são amigos da saúde da boca e dos dentes:
1 – Maçã
Algumas pessoas costumam dizer que a fruta faz uma escovação natural. Não é bem assim, pois nada substitui a prática mecânica e convencional. Porém, por ser fibrosa e dura, seu consumo promove uma atrição com as faces dos dentes e remove micro-organismos provenientes da placa bacteriana, presente em nossa cavidade bucal.
2 – Cereais, castanhas e amêndoas
Devido à dureza e dificuldade na ingestão, esses alimentos aumentam a salivação e ajudam a engolir com mais facilidade. Como a saliva possui a capacidade de limpar a boca naturalmente, cereais, castanhas e amêndoas reduzem a quantidade de placa bacteriana e auxiliam na prevenção do mau hálito.
3 – Chiclete
Se forem sem açúcar são benéficos, pois estimula a salivação e, consequentemente, trazem uma redução dos micro-organismos que consomem os restos alimentares e causam mau hálito, doenças periodontais e cáries. Além disso, o chiclete estimula a musculatura orofacial a se exercitar, fortalecendo-a.
4 – Cenoura
Possui o mesmo efeito que a maçã sobre a cavidade bucal. Por ser um alimento bastante rígido e fibroso, estimula a salivação e promove a autolimpeza parcial da boca.
5 – Água
É fundamental para a saúde bucal. A água de abastecimento, na maioria dos estados do Brasil, possui flúor em sua composição. A substância ajuda na remineralização do esmalte dentário, ajudando na prevenção contra as cáries. Além disso, tomar água mantém a cavidade hidratada, estimulando a salivação e reduzindo a possibilidade de mau hálito.
6 – Hortelã
A hortelã é extremamente refrescante (tanto que está na composição de muitos chicletes sem açúcar que prometem combater o mau hálito). Mascar a folha influencia no aumento da produção de saliva e deixa um hálito refrescante devido ao seu aroma inconfundível.
7 – Espinafre, Alface e hortaliças
Extremamente ricas em fibras, essas verduras também aumentam a salivação, reduzindo a placa bacteriana e garantindo bom hálito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Mais de 20 pratos com preços promocionais e receitas inspiradas nos quatro cantos do mundo. Pela ...
13 de outubro de 2020
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, com quase 60 mil casos por ...
12 de outubro de 2020
Open chat