Proteínas são necessárias, mas sem excessos

26 de agosto de 2015
Curiosidades
0Comentários

Independente da dieta em questão, com modismo ou não, a proteína está sempre em alta.
Para se ter ideia do sucesso do nutriente, na Europa e EUA, 62% da população afirmam priorizar a proteína nas refeições.
O poder da proteína
Sem dúvidas, a proteína é um nutriente essencial para uma vida saudável, imprescindível para o crescimento e reparação dos tecidos e para a produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos. Fonte de energia, ela é fundamental para o ganho de massa muscular e para um bom desempenho nas atividades físicas.
Overdose de proteína
Especialistas afirmam que a maioria das pessoas já come proteína suficiente e há uma tendência em consumir mais do que o necessário, o que pode trazer problemas para sua saúde.
Uma overdose de proteína pode sobrecarregar os rins e ainda interferir na absorção de cálcio, o que pode levar à osteoporose. Problemas no fígado, aterosclerose e doenças cardíacas também podem estar ligadas ao excesso de proteína.
Dose ideal
A quantidade ideal de proteína diária depende da composição corporal, estilo de vida e objetivos de cada um. Obviamente, um atleta de alto rendimento não consumirá a mesma quantidade que um idoso sedentário. Mas a referência é 0,8 gramas por quilo do seu peso ideal. Outra referência seria que a proteína representasse de 10 a 35% das calorias diárias.
Já as mulheres grávidas e lactantes precisam de um adicional de 25 gramas de proteína por dia, bem como pessoas que têm câncer ou que precisam ganhar peso.
Fonte: Horas da Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

A partir do dia 28 de abril, os banheiros masculinos situados no Espaço Arena estarão ...
30 de abril de 2024
Mercado fechado
30 de abril de 2024
Fique atento ao nosso funcionamento na Páscoa. 🐰Na sexta-feira, dia 29/03, Box e Bancas abrem das ...
20 de março de 2024