Proteínas são necessárias, mas sem excessos

26 de agosto de 2015
Curiosidades
0Comentários

Independente da dieta em questão, com modismo ou não, a proteína está sempre em alta.
Para se ter ideia do sucesso do nutriente, na Europa e EUA, 62% da população afirmam priorizar a proteína nas refeições.
O poder da proteína
Sem dúvidas, a proteína é um nutriente essencial para uma vida saudável, imprescindível para o crescimento e reparação dos tecidos e para a produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos. Fonte de energia, ela é fundamental para o ganho de massa muscular e para um bom desempenho nas atividades físicas.
Overdose de proteína
Especialistas afirmam que a maioria das pessoas já come proteína suficiente e há uma tendência em consumir mais do que o necessário, o que pode trazer problemas para sua saúde.
Uma overdose de proteína pode sobrecarregar os rins e ainda interferir na absorção de cálcio, o que pode levar à osteoporose. Problemas no fígado, aterosclerose e doenças cardíacas também podem estar ligadas ao excesso de proteína.
Dose ideal
A quantidade ideal de proteína diária depende da composição corporal, estilo de vida e objetivos de cada um. Obviamente, um atleta de alto rendimento não consumirá a mesma quantidade que um idoso sedentário. Mas a referência é 0,8 gramas por quilo do seu peso ideal. Outra referência seria que a proteína representasse de 10 a 35% das calorias diárias.
Já as mulheres grávidas e lactantes precisam de um adicional de 25 gramas de proteína por dia, bem como pessoas que têm câncer ou que precisam ganhar peso.
Fonte: Horas da Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

O Mercado Municipal de Curitiba, terá atendimento em horário especial para a Semana Santa e ...
30 de março de 2021
Confira aqui o contato dos estabelecimentos do Mercado Municipal de Curitiba que estão ...
22 de março de 2021
Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, pescados raros e de alta qualidade são destaque no Mercado Em ...
11 de fevereiro de 2021
Open chat