O estresse e a ansiedade são duas epidemias que acometem a maioria das pessoas. No entanto, você pode vencê-las com exercícios fáceis de realizar em qualquer lugar e até mesmo se não houver muito tempo disponível.
Caminhe
Todas as pessoas sabem que qualquer atividade física, em especial a caminhada, ajuda o organismo. Se você se sentir estressado, experimente caminhar durante cinco minutos. Desse modo, você poderá relaxar ao estar só e num estado de atenção involuntária — ou seja, mantendo-se atento e, ao mesmo tempo, refletindo sobre um problema.
Respire
Na ioga, a respiração é a força vital da existência, já que cumpre um papel importante ao nutrir o corpo. Além disso, ela ajuda a diminuir os níveis de estresse estimulando o sistema nervoso parassimpático e ajudando o organismo a receber uma grande quantidade de oxigênio. Para relaxar, você pode realizar uma série de respirações profundas e lentas usando o diafragma. A seguir, experimente praticar uma respiração alternada. Primeiro cubra a narina direita com o polegar e inspire pela esquerda. Então, cubra a narina esquerda com o dedo indicador e expire pela direita. Repita este exercício diversas vezes em ambos os lados.
Visualize
O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos recomenda que cada pessoa tenha uma dose diária de sono desperto, capaz de ajudar a diminuir os níveis de estresse. Quando você se sentir nervoso, imagine-se em seu lugar favorito realizando uma atividade que lhe agrade. Primeiro, visualise-se no local e, a seguir, passe a incorporar cada sensação que você vivencia ali. Você descobrirá que transportar-se para uma realidade paralela ajuda a diminuir a tensão.
Faça um lanche
O estômago pode ajudar a combater o estresse. O médico Drew Ramsey, professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e autor do livro “The Happiness Diet”, afirma que o estresse é um fenômeno mediado entre o cérebro e o sistema imunológico — o estômago é o maior órgão desse sistema e, por essa razão, é preciso cuidar dele. Quando você se sentir nervoso, escolha um lanche e leve-o para um local tranquilo. Então, coma-o de forma meditativa, mantendo-se consciente do sabor, de cada som produzido em sua boca e de todas as sensações vivenciadas nessa experiência.
Cuide de uma planta
As plantas não somente ajudam a limpar o ar que você respira, como também são capazes de acalmá-lo. Um estudo da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, propôs a um grupo de pessoas bastante irritadas que entrassem em uma sala repleta de plantas. Pouco tempo depois de entrar no local, a pressão sanguínea dessas pessoas se reduziu em quatro pontos, enquanto que, no grupo daquelas que não entraram no local, a reducão foi de apenas dois pontos
Afaste-se do computador
Segundo um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, o uso ininterrupto do computador está associado a manifestações de insônia, estresse e depressão em mulheres. Por outro lado, usar o computador antes de dormir também está relacionado, tanto em homens quanto em mulheres, a altos níveis de estresse. Experimente fazer pausas para descansar durante a jornada de trabalho, caso você faça uso de um computador, e tente não usá-lo pelo menos uma hora antes de ir dormir.
Desfrute da natureza
A luz solar traz um grande benefício às pessoas que sofrem de depressão e faz maravilhas por aquelas que se sentem estressadas. Quando se sentir irritado num dia de sol, saia pela rua e desfrute da luz solar. Se não for possível sair de onde você está, experimente olhar pela janela e concentrar-se em algum pássaro ou árvore que estiver por perto. Não vale espionar os vizinhos!
Massageie-se
Sharon Melnick, autora de “Success Under Stress” (“Sucesso sob Estresse”, em tradução livre), indica que, se você apresentar alguma sensação desagradável no corpo, aplique um pouco de pressão na união dos dedos indicador e médio. Essa zona ajuda a liberar as tensões do coração. Você também pode fazer uma massagem debaixo do dedo polegar para relaxar os músculos do pescoço, da nuca e dos ombros.
Ouça música
A música clássica tem um efeito tranquilizante sobre as pessoas e, por isso, muitas delas têm o hábito de ouvi-la antes de dormir. No entanto, se o que você procura é algo para relaxar, basta escutar, assobiar ou cantar sua música favorita. Isso ativará um neurotransmissor chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer e conforto
Masque chiclete
Professor da Universidade de Melbourne, Andrew Scholey conseguiu dar um novo uso para a goma de mascar. Segundo um estudo realizado por ele em 2008, a goma de mascar é capaz de liberar a ansiedade reduzindo os níveis de cortisol, um dos hormônios geradores de estresse, por conta do ato da mastigação.
Relaxe os músculos progressivamente
Se você quer se acalmar rapidamente, experimente este exercício de relaxamento progressivo. Concentre sua atenção nos músculos dos pés. Contraia-os o máximo possível e, a seguir, relaxe-os. Repita o exercício em cada músculo do corpo, até mesmo os do rosto. Ao terminar, você se sentirá mais em paz, já que os músculos de todo o corpo estarão completamente relaxados. Quando tiver problemas para dormir, use este método. Se você conseguir relaxar conscientemente os músculos do estômago, vá em frente!
Coma uma banana
Durante os períodos de estresse, a pressão sanguínea aumenta. Para abaixá-la e consequentemente relaxar corpo, coma uma banana — essa fruta é rica em potássio, uma substância capaz de regular a pressão sanguínea. Além disso, a Associação Psicológica Norte-Americana recomenda seu consumo como forma de prevenir as terríveis consequências do estresse sobre o organismo.
Pratique seu passatempo favorito
Realizar uma atividade repetitiva ajuda a reduzir a ansiedade. E o que é mais repetitivo do que tricotar? O especialista em relaxamento Herbert Benson afirma que tricotar cumpre com duas das características de se estar ligado ao momento presente. Por um lado, você repete um movimento determinado e, por outro, ao se concentrar, você abandona pensamentos intrusos que possam provocar estresse.
Tome um pouco de mel
O mel, além de ser um excelente antibiótico, contém uma série de componentes que produzem glicogênio. Essa substância se concentra no fígado, órgão estimulado pelo cérebro a fim de produzir novos açúcares durante um período de estresse. Ao ingerir mel, você fornece bons açúcares para o corpo, evitando assim que o cérebro produza hormônios estressantes, como a adrenalina e o cortisol.
Medite
Não é necessário ir para o meio do nada para realizar uma boa meditação. Essa atividade pode ser realizada em qualquer momento ou lugar. Basta concentrar-se na respiração e atentar-se a tudo que se passa ao redor, sem deixar-se levar por qualquer estímulo específico. Realizar várias meditações por dia é capaz de diminuir os níveis de ansiedade e depressão.
Conte regressivamente
Quando as preocupações pesarem, tente contar de forma regressiva. Comece contando a partir de dez e continue, seguindo o caminho inverso, até chegar lentamente ao número um. Ao terminar, você sentirá uma incrível sensação de paz.
Molhe os pulsos com água fria
Deixe o perfume de lado e use água. Quando você se sentir estressado, vá até o banheiro mais próximo e molhe a parte de trás dos pulsos e dos lóbulos das orelhas. Por debaixo da pele dessas regiões há artérias. Ao molhar essas partes, você sentirá uma sensação de frescor que certamente ajudará você a se acalmar.
Tente resolver palavras-cruzadas
Palavras-cruzadas ou jogos de raciocínio lhe permitem sair do estado de ansiedade no qual você se encontra quando está estressado. No lugar do desgaste, estará a concentração que esse tipo de atividade requer, possibilitando a você manter-se num estado de atenção relaxada.
Experimente novos odores
O cheiro é um dos agentes sensoriais que mais estimulam o cérebro e, portanto, você pode usá-lo em seu favor quando estiver estressado. Odores cítricos são capazes de relaxar a mente, já que aumentam a liberação de um hormônio chamado norepinefrina. Além disso, você pode cheirar café — sim, café! —, já que o odor dessa bebida pode diminuir a quantidade de várias substâncias geradoras de estresse. No entanto, se você não quer se estressar mais, lembre-se de não tomá-lo.
Ria!
Se você deseja acabar com o estresse, ria intensamente. O riso promove a geração de endorfinas, substância liberada pelo cérebro que dá a sensação de satisfação. Lembre-se de uma piada engraçada ou visite uma página de humor na internet: assim, você poderá dar uma série de gargalhadas saudáveis.
Beba um pouco de chá verde
O chá verde é reconhecido mundialmente por suas propriedades antioxidantes. No entanto, essa infusão também é fonte de L-tanina, uma substância química capaz de diminuir a agressividade. Por isso, na próxima vez em que você se encontrar roxo de raiva, reserve cinco minutos para mudar de cor com um delicioso chá verde.
Fonte: eHow