Gengibre alivia a gripe e manda até a ressaca embora

9 de dezembro de 2016
Saúde e Bem-Estar
0Comentários

Misturas inusitadas disfarçam o sabor e favorecem o consumo
Ele é um bocado ardidinho, ma o gengibre é um superamigo para aliviar incomodações como dores de garganta, gripe, resfriados e até aplacar a ressaca. A planta assume múltiplos benefícios: tem ação bactericida, é desintoxicante, afrodisíaca e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias , principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
“Por atuar no sistema digestivo, também é indicado para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos”, explica a nutricionista Daniela Hueb. Confira abaixo algumas maneiras de tirar o melhor proveito do gengibre.
Chás – A infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. “O chá também faz bem à beleza e à mente. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica ao transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação”, explica Daniela. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.
Xaropes – A planta integra a formulação do medicamento por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica que faz aquela faxina no organismo e varre a dor de garganta para longe.
Aos pedaços – Para dar fim à rouquidão e aliviar a garganta irritada, recomenda-se mastigar pedacinhos de gengibre. Mas, como alerta a nutricionista, é preciso ficar atento. “O gengibre mascara o problema e o indivíduo terá a falsa sensação de potência vocal, podendo abusar ainda mais da voz”, explica.
Na panela – O gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. “Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.”, afirma a nutricionista.
Sucos – Tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. “O suco gera mais disposição para o corpo, melhora da pele e o funcionamento do intestino”, explica a nutricionista. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.
Bala picante – Ela ameniza dores de garganta, mas é preciso atenção, pois, assim como mastigar pedaços da planta, elas somente mascaram a dor. “O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença”, explica a especialista.
Festa junina – Humm…, que cheirinho de quentão! Não dá para separar a bebida típica da folia de inverno dessa planta. Segundo Daniela Hueb, a bebida alcoólica e o gengibre assumem propriedades anestésicas nas cordas vocais. “Eles provocam uma sensação de alívio imediato, pois tem efeito vasodilatador, aumentando temperatura interna do corpo pelo”, completa a nutricionista.
Fonte: Minha Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Mais de 20 pratos com preços promocionais e receitas inspiradas nos quatro cantos do mundo. Pela ...
13 de outubro de 2020
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, com quase 60 mil casos por ...
12 de outubro de 2020
Open chat