Cranberries podem combater candidíase

5 de maio de 2016
Saúde e Bem-Estar
0Comentários

É comum dizer nos Estados Unidos que “comer uma maçã por dia mantém a saúde por toda a vida”. Embora uma cranberry por dia não faça toda essa maravilha, pesquisadores pensam que uma substância encontrada na fruta possa, algum dia, manter a boca livre de candidíase.
De acordo com achados de um estudo laboratorial feito por cientistas na Universidade Rutgers e Universidade de Laval, no Quebec, Canadá, proantocianidinas tipo A da cranberry, ou AC-PAC, inibiram as propriedades causadoras da doença provocada pela Candida albicans. Um crescimento exagerado de C. albicans pode levar à candidíase bucal, uma doença popularmente conhecida como sapinho.
AC-PAC evitou a formação de biofilme na linha da gengiva e impediu a aderência da C. albicans às células epiteliais e aos discos de resina revestidos com saliva no estudo laboratorial. Uma vez que a infecção requer a aderência ao biofilme, preveni-lo pode diminuir as taxas de infecção, concluíram os cientistas.
Concluíram, também, que esses achados poderiam potencialmente levar a novas terapias para prevenção e tratamento da candidíase bucal.
A Associação Dental Americana possui materiais informativos públicos sobre doenças que afetam a cavidade bucal. Para informações sobre a maneira como medicações podem causar candidíase bucal, por exemplo, visite www.ada.org.
Fonte: Colgate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

Fique atento ao nosso funcionamento na Páscoa. 🐰Na sexta-feira, dia 29/03, Box e Bancas abrem das ...
20 de março de 2024
Fique atento ao nosso funcionamento nos dias de folia! 🎉🪅 Nos dias 12 e 13 de fevereiro o Mercado ...
1 de fevereiro de 2024
O Mercado Municipal de Curitiba promove, a partir do próximo dia 30 a já tradicional Semana dos ...
29 de janeiro de 2024