Você sabia que esse brócolis é a mistura de matemática com vegetal? Como assim?
Esse brócolis é fractal – uma forma geométrica complexa que existe em fatores de escala. Sendo assim, cada brócolis é composto de flores menores que imitam a forma fractal, tentando atingir a ‘perfeição’, que por sua vez, apresenta flores ainda menores de forma semelhante, e isso continua e continua até que encontremos flores extremamente minúsculas.
Se quebrarmos uma única flor, vamos encontrar nelas dezenas de outras flores iguais em mini-versões com flores ainda menores. Não importa qual parte tentemos pegar desse brócolis, todas possuem formato igual, mesmo que seja bem pequena. É realmente fantástico imaginar que algo assim ocorre, de forma espontânea, na Natureza, sem a influência e manipulações genéticas dos cientistas.
O Brócolis Romanesco é uma espécie de maravilha da Matemática, lembrando a série de Fibonacci – uma sequência de números inteiros consecutivos, começando pelo zero, onde cada termo corresponde a soma dos dois anteriores. Por exemplo: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21…
Como um “simples” brócolis poderia imitar uma série de números? A resposta é simples: Ele possui uma espiral a partir do ponto central. Todas as florzinhas menores são organizadas em torno desta espiral. Na prática, esta é a sequência de Fibonacci – uma série de arcos com raios que seguem a sequência. Se você contar o número de espirais em cada sentido, eles sempre serão números de Fibonacci consecutivos.
Evidentemente, a “cabeça” do brócolis tem que ter um fim, um ponto de término. Então, matemáticos mais atentos e exigentes poderiam chamar o vegetal de “fractal aproximado”.
Essa espécie de brócolis é muito apreciada e causa “dó” em algumas pessoas que o cortam para cozinhá-lo. Ele até pode ser consumido cru, mas é um pouco duro para isso, sendo aconselhado que se prepare no vapor. Seu gosto não é tão semelhante ao tradicional brócolis que encontramos em qualquer supermercado brasileiro. Pessoas que o provaram comentam que seu sabor é semelhante a nozes.
Características Nutricionais
O Brócolis Romanesco pesa, em média, 600 gramas. Ele pertence à mesma família do repolho, brócolis comum, couve-de-Bruxelas, couve-flor e a couve. É rico em vitamina C, ácido fólico, potássio e boa quantidade de fibras.
Seu nome ‘original’ é em francês – chou romanesco – que significa repolho romanesco, mas em outros países a designação repolho não foi bem aceita.
Se você não encontra esse brócolis em sua cidade e adoraria ver a sequência de Fibonacci em suas flores, saiba que é possível encontrar a mesma sequência em vegetais como girassol, pinhas e abacaxis. Evidentemente, existem outros que possuem a mesma característica.
Fonte: Jornal Ciência

Uma resposta
Massa a reportagem, desejo receber mais informações sobre alimentos diferentes e pouco usado no dietoterápica normal.
Obrigada