Atenção para os ingredientes da comida indiana

23 de fevereiro de 2016
Curiosidades
0Comentários

Eles contribuem para o emagrecimento!
A culinária indiana, muito conhecida pelos pratos apimentados, pode entrar na dieta não apenas porque deixa a alimentação mais variada, mas também porque contribui para a perda de quilos. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a curcumina, substância presente nos principais temperos utilizados na Índia, combate processos inflamatórios ligados à obesidade. A diretora da VP Consultoria Nutricional, Andréia Naves, explica que especiarias como cúrcuma, gengibre e cardamomo têm poder antioxidante e anti-inflamatório, fundamentais para a prevenção e o tratamento de aumento de peso e para a redução do risco de desenvolvimento de câncer e diabetes.
A participação da cúrcuma no controle da sensação de saciedade também vem sendo estudada. Mas ainda não há resultados conclusivos sobre essa ação. “Existem especulações de que ela reduziria as neuro-infamações, melhorando a atividade dos neurotransmissores de saciedade”, explica Andréia. Mas somente a função anti-inflamatória do tempero faz com que valha a pena incluí-lo no cardápio.
Dieta com comida indiana
“A cúrcuma pode ser adicionada em pratos à base de frango ou peixe assado, tortas salgadas, arroz integral, cremes e molhos. Muito importante é colocá-la ao término das preparações, para que não haja perda de nutrientes e outros componentes importantes para a saúde”, recomenda a especialista. Combinada à pimenta preta, a especiaria tem suas funções potencializadas.
Ingredientes
Cheia de itens exóticos, a culinária indiana ainda não é bem conhecida no Brasil. Por isso, Andréia descreve alguns de seus ingredientes mais comuns. Derivados de leite são muito presentes. O ghee, forma semi-líquida da manteiga clarificada em fogo brando, é encontrada em todo o país. O iogurte serve para corrigir sabores excessivamente picantes.
A polpa e o leite de coco , muito frequentes no sul da Índia, são utilizados em sobremesas e pratos feitos à base de carne ou grãos, como o sambhar. Além de gostoso, o leite de coco é rico em proteínas, vitaminas e minerais, não contém colesterol e possui propriedades anti-inflamatória e diurética, que previnem doenças cardiovasculares.
As lentilhas (pretas, amarelas, marrons e vermelhas) e o grão de bico também são clássicos da comida indiana e apresentam muitas fibras, que auxiliam no melhor funcionamento do intestino. Para temperar, existe uma infinidade de especiarias.
Entre elas, estão cardamomo, cravo-da-índia, sementes de coentro, mostarda, funcho, cominho, canela, açafrão, estrelas de badiana, páprica, alho, gengibre e pimenta. Como acompanhamento, usa-se bastante o arroz basmati.
Preparações
O chef do requintado Govinda Indian Restaurant, Dinesh Rajput, diz que no Brasil não se encontra todos os ingredientes para preparar os pratos de maneira tradicional.
“É o caso do sal preto que, por aqui, acaba substituído pela versão refinada”, exemplifica. Mesmo assim, é possível elaborar receitas muito saborosas, típicas das Índias.
Fonte: Minha Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Mais de 20 pratos com preços promocionais e receitas inspiradas nos quatro cantos do mundo. Pela ...
13 de outubro de 2020
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, com quase 60 mil casos por ...
12 de outubro de 2020
Open chat