Alimentos que dão energia e evitam cansaço

15 de fevereiro de 2016
Saúde e Bem-Estar
0Comentários

Entre os alimentos benéficos estão noz, iogurte, cogumelo, ovo e espinafre
Vive cansado, principalmente após o almoço e fim da tarde? Pois saiba que alguns alimentos saudáveis podem conferir mais energia ao corpo e combater o problema.
Confira abaixo 10 deles, listados pela coach de saúde Lee Holmes, autora do livro Eat Clean, Green and Vegetarian (em tradução livre, Coma Limpo, Verde e Vegetariano), no jornal Daily Mail.
1. Nozes
As nozes fornecem nutrientes livres de qualquer forma de processamento. Se possível, tente deixá-las na água durante a noite para ativá-las.
É que, quando iniciam o processo de germinação, aumentam o valor nutricional e permitem que o corpo as digira mais facilmente.
2. Iogurte
Adicione iogurte de leite de cabra natural em seu café da manhã, salada ou outro prato favorito, já que oferece probióticos.
Eles ajudam a manter o intestino saudável, auxiliando na digestão e combatendo a fadiga.
3. Salmão
O peixe contém ômega 3, que ajuda a reduzir o colesterol e diminui potencialmente o risco de doença cardíaca. Além de ser ótimo para o coração, é rico em proteínas, vitamina B6, niacina e riboflavina, que ajudam a converter alimentos em energia.
4. Cogumelo
Uma xícara de cogumelos fornece quase 50% da quantidade diária de ferro que o corpo necessita, que é essencial no transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Sem uma oferta eficiente de oxigênio para os principais órgãos, o resultado é cansaço.

5. Espinafre
O espinafre é extremamente rico em ferro, magnésio e potássio. O magnésio desempenha um papel vital na produção de energia e, junto com potássio, permite a digestão eficaz e a regulação da função dos nervos e músculos.
6. Semente de abóbora
Que tal transformar a semente de abóbora em petisco saudável? Um quarto de xícara da iguaria tem cerca de metade da quantidade diária recomendada de magnésio.

7. Batata-doce
Contém ferro, potássio, magnésio, e vitaminas C e D, que ajudam a aumentar os níveis de energia. É versátil e pode ser consumida em forma de purê, grelhada, cozida no vapor ou na salada.

8. Água
A água é necessária para ajudar a transportar nutrientes e oxigênio para as células, que, se em baixa quantidade, levam a náuseas e fadiga. Em média, mulheres adultas devem apostar em oito copos por dia e, os homens, em 10. Uma maneira de garantir a ingestão suficiente é tomar um copo antes de cada refeição.
9. Alimentos frescos e sazonais
Produtos sazonais estão no seu potencial máximo de nutrientes. Ao comer o alimento da época, a pessoa recebe a maior recompensa do produto e passa a se sentir mais alerta e acordado.
10. Ovo
É ótima fonte de proteína, oferecendo 30% de sua necessidade diária. Ajuda após o exercício para garantir que os músculos se recuperem adequadamente e o corpo se sinta preparado para o dia seguinte.

Fonte: Saúde | Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

A partir do dia 28 de abril, os banheiros masculinos situados no Espaço Arena estarão ...
30 de abril de 2024
Mercado fechado
30 de abril de 2024
Fique atento ao nosso funcionamento na Páscoa. 🐰Na sexta-feira, dia 29/03, Box e Bancas abrem das ...
20 de março de 2024