Um guia para escolher frutas e verduras de maneira consciente

11 de junho de 2016
Saúde e Bem-Estar
0Comentários

O que levar em conta ao selecionar os vegetais na feira ou no mercado? Lembre-se: as aparências podem enganar

Quantas vezes você largou uma fruta na gôndola por ela estar madura ou verde demais? Porém, antes de tomar essa decisão, é bom saber que existem dois grupos de alimentos, os climatéricos e os não climatéricos. No primeiro, as frutas amadurecem depois de colhidas, com alteração de cor e doçura — é o caso de abacate, ameixa, banana, figo, kiwi, maçã, maracujá e pera. No segundo, representado por abacaxi, uva, limão, laranja e cereja, o fruto sofre apenas alterações degradantes após a colheita. Portanto, uma vez fora do pé, ele não ficará mais docinho.

Como escolher de maneira consciente

• Raízes (Batata, cenoura, mandioca…): prefira as com casca íntegra e consistência firme. O formato não faz diferença. Evite as que possuem manchas esverdeadas ou casca murcha e muito enrugada.

• Frutas: priorize as mais limpas e consistentes e com casca íntegra, brilhante e lisa. Não há problema se houver manchinhas ou pintas. Fuja de frutos murchos, amassados ou com buracos e outros sinais de deterioração.

• Flores (couve-flor, brócolis…): escolha flores firmes, compactas e limpas, sem marcas de insetos. Nada de brócolis com botões amarelados, roxos ou brancos nem de couve-flor manchada. Se estiverem murchos, evite.

• Verduras (alface, escarola, espinafre…): opte por folhas íntegras e viçosas, limpas, com poucas manchas e sem sinais de inseto. Melhor não levar verduras murchas, desidratadas, amarronzadas ou amareladas.

Fonte: MdeMulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

A partir do dia 28 de abril, os banheiros masculinos situados no Espaço Arena estarão ...
30 de abril de 2024
Mercado fechado
30 de abril de 2024
Fique atento ao nosso funcionamento na Páscoa. 🐰Na sexta-feira, dia 29/03, Box e Bancas abrem das ...
20 de março de 2024