Transtorno alimentar masculino

21 de agosto de 2015
Curiosidades
0Comentários

É mais fácil (e comum) reconhecer as desordens alimentares em mulheres, geralmente bulimia ou anorexia. Mas e nos homens, de qual forma se manifesta este tipo de doença?
Não se trata apenas de “bomba”
Até então, acreditava-se que apenas homens que ingeriam suplementos ilegais e/ou hormônios de crescimento é que poderiam ser vítimas destes transtornos relacionados à autoimagem e autoestima.
Mas, a Associação Psicológica Americana sugere que o uso excessivo e a dependência de suplementos (como whey protein, creatina e L-carnitina), podem ser um sinal de problemas mais profundos e um transtorno alimentar “emergente”.
Quando se passa dos limites?
Diarréia excessiva e constante, problemas renais ou hepáticos e consumo crescente de suplementos (shakes, cápsulas ou barras) na rotina alimentar são alguns dos sintomas que indicam algum tipo de problema.
Outro perigo do mau uso de suplementos é que muitas vezes eles não são regulamentados pela agência americana (FDA) onde são produzidos; muitos produtos têm misturas próprias e não indicam todos os ingredientes no rótulo. Recentemente, encontrou-se em alguns desses suplementos, arsênico em quantidade superior à autorizada.
O ‘X’ da questão
É importante considerarmos que, infelizmente, as causas dos crescentes casos de transtorno alimentar masculino, muito se assemelham com as causas femininas. Para Richard Achiro, PhD da Escola de Psicologia da Califórnia, “estes produtos são vistos como a solução para preencher um vazio sentido por tantos homens em nossa cultura. E muitos reconhecem que as coisas não vão bem, mas são incapazes de mudar já, que poucos estão abertos para enfrentar nossos mundos emocionais e sentimento de inadequação.”
Fonte: Horas da Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos que você pode gostar

Setor é o primeiro do Brasil dedicado a produtos sem agrotóxicos e terá muitas ofertas Orgânicos ...
24 de maio de 2022
Na quinta-feira, dia 14 de abril, o Mercado Municipal abre das 8h às 18h. Na sexta-feira, 15 de ...
11 de abril de 2022
Evento para quem produz e para quem ama queijo terá programação com cursos,análises sensoriais e ...
30 de março de 2022