A campanha Outubro Rosa vai ser aberta em Curitiba nesta sexta-feira (2) com palestra da professora Ingrid Klass, que foi diagnosticada com câncer de mama aos 27 anos. Ela conseguiu vencer a doença e compartilha a história de superação com outras mulheres na palestra.
Ingrid passou pelo processo de quimioterapia, perdeu os cabelos, mas não perdeu a autoestima e nem a vontade de viver. Um ano depois da quimioterapia, ela decidiu criar um site para ajudar pessoas que passam pelo mesmo problema (
rosakass.com).
Ela faz uma campanha de arrecadação de lenços que são doados para pacientes que, assim como ela, perderam os cabelos em função do tratamento do câncer. A missão do site e da campanha é levar informações, bem-estar, qualidade de vida, autoestima e otimismo às pacientes e também aos familiares.
A palestra inicia as 8h30, na sede da Secretaria Municipal da Mulher (no mesmo prédio da Cohab), e começa nas escadarias do saguão do prédio, com a apresentação do coral Criativoz, do RH Criativo, da Prefeitura de Curitiba.
Outubro é o mês da conscientização e combate ao câncer de mama, com atividades realizadas em todo o mundo. O movimento Outubro Rosa, que surgiu em 1990, na cidade de Nova Iorque, tem como símbolo o laço rosa e busca alertar sobre os riscos da doença, que é a segunda mais recorrente no mundo.
Vários cartões postais das principais metrópoles do mundo são iluminados, em outubro, com a cor rosa. E em Curitiba, a estufa do Jardim Botânico estará iluminada de rosa durante o mês.
O desafio, de acordo com especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura.
Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio.
O objetivo da campanha do Outubro Rosa é socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer, envolvendo o poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral.
Em todas as regionais, a Prefeitura de Curitiba de Curitiba tem programação de atividades referentes ao Outubro Rosa e palestras sobre a conscientização e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Haverá agendamento para exames de mamografia e coleta de material para exame preventivo do câncer do colo de útero.
A Fundação Cultural de Curitiba de Curitiba se integra ao movimento Outubro Rosa, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, com uma série de atividades para sensibilizar suas servidoras na prevenção contra o câncer de mama.
As atividades programadas para Outubro Rosa acontecem na sede da Fundação, no Moinho Rebouças, na semana de 19 a 23 de outubro. A campanha foi lançada nesta quinta-feira, 1º de outubro, com a distribuição às servidoras de flores simbolizando o movimento.
Palestra de abertura do Outubro Rosa de Curitiba
Data: sexta-feira, 2 de outubro
Horário: 8h30
Local: Rua Barão do Rio Branco, 45, Centro.
Programação da Fundação Cultural: Toda na sede da Fundação
01/10
• Abertura do Outubro Rosa: entrega das flores simbolizando o movimento.
19/10, às 10h – (Sala de reuniões da Presidência)
• Apresentação da campanha “Lenço Amigo”, de Ingrid Klass, com a presença da
secretária Roseli Isidoro.
19/10, às 15h – (Sala de reuniões da Presidência)
• Sensibilização com Roda de Leitura.
20/10, às 15h – (Área externa)
• Apresentação de dança do ventre e vivência da dança “Enaltecendo o Feminino”.
21/10, às 15h – (Sala de reuniões da Presidência)
• Relato da servidora América Guerra Pusch “Como combater e superar o câncer de mama”.
22/10, às15h – (Área externa)
• Apresentação Zumba Rosa.
23/10, às 15h – (Área externa)
• Apresentação Dança Cigana Terceira Idade Interativa.
Fonte: Prefeitura de Curitiba