Suco da fruta deve ser consumido sem água e açúcar para manter as propriedades
Dr. Durval Ribas – NUTROLOGIA – CRM 40093/SP
A laranja é conhecida principalmente pela vitamina C, e como um dos principais alimentos que ajudam na prevenção e também no tratamento de gripes e resfriados. Mas ela também é fonte de potássio, magnésio e betacaroteno, nutrientes com ações antioxidantes que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares e até mesmo o câncer.
Podemos dizer que a laranja tem um lugar de honra em uma dieta equilibrada e saudável, devido aos diversos benefícios que ela oferece à saúde. A vitamina C, além de ser fundamental para o bom funcionamento das defesas do nosso organismo, também ajuda na absorção do ferro dos outros alimentos, como, por exemplo, quando ingerimos folhas verde-escuras ou feijão acompanhados de uma fatia da fruta. Já o potássio ajuda a manter a pressão arterial em níveis saudáveis.
Outra vantagem é o fornecimento de energia, já que a laranja é rica em açúcar e carboidratos. Pensando nisso, vale lembrar que, como qualquer alimento, ela deve ser consumida com moderação, pois contém cerca de 50 calorias a cada 100 gramas.
A laranja é ainda uma ótima opção como sobremesa, pois ajuda no movimento intestinal e facilita a digestão. Isso só é possível devido às fibras, que, juntamente com a vitamina C, ajudam na produção e liberação dos sucos digestivos, reduzindo também a azia e a sensação de inchaço.
Na nossa alimentação, o mais indicado é que a laranja seja consumida in natura e logo após ser cortada, pois a vitamina C se oxida e se perde com facilidade, fazendo com que todos os benefícios dos nutrientes não sejam aproveitados 100%. Alguns cuidados também podem ser tomados para que todos os nutrientes sejam incorporados pelo nosso organismo, como, por exemplo, consumir no ponto certo de maturação, nunca verde ou madura demais.
Como apresenta uma grande versatilidade, a laranja é muito utilizada na culinária, como tempero, acompanhamento e, até mesmo, em forma de geleia. O suco pode ser uma opção para manter o corpo hidratado, mas vale lembrar que o ideal é consumi-lo puro, espremido na hora, sem adição de água ou açúcar para que os nutrientes sejam bem aproveitados.
Fonte: Minha Vida