Doenças Infantis - Fique atento

25 de julho de 2015
Saúde Infantil
0Comentários

Para os pais de primeira viagem, os primeiros anos de uma criança trazem muitos aprendizados.  Preocupações e inseguranças acabam se tornando conhecimento. As doenças comuns na infância estão inseridas nesse intensivo de aprendizagem. É comum que mamães e papais se preocupem quando a criança mostra sinais de uma possível doença. No entanto, algumas enfermidades são típicas dessa fase da vida e acometem muitos pequenos.
Catapora
A catapora é causada pelo vírus da herpes e, geralmente, se caracteriza por febre e pequenas manchas e bolhas vermelhas na pele . Ela é contagiosa enquanto as bolhas não estiverem cicatrizadas, um período de seis ou sete dias. A forma de contágio se dá pelo contato com outra criança portadora do vírus.
A catapora é uma das doenças mais comuns na infância, pois é autoimune – ou seja, depois de contraído uma vez o vírus, ele permanecerá no organismo e causará a imunidade. O tratamento consiste em remédios para febre, mas não existe um medicamento específico para o combate.
Caxumba
A caxumba é transmitida pela respiração e causa a inflamação das glândulas salivares parótidas, responsáveis pela produção de saliva. Os sintomas envolvem dor e inchaço na região abaixo da mandíbula inferior, promovendo dificuldade em engolir, mal-estar, rigidez na nuca, náuseas e dor de cabeça.
A doença também não possui tratamento específico. É preciso aguardar que o vírus se manifeste e o quadro melhore. Apesar de ser uma das doenças comuns na infância, ela pode acometer adultos. Entre homens adultos, a caxumba pode causar orquite, inflamação dos testículos.
Rubéola
Os sintomas e meios de transmissão da rubéola são muito similares à caxumba e ao sarampo. Ocasionada por um vírus, causa pequenas lesões vermelhas na pele que, geralmente, são acompanhas de febre.
Apesar de uma das doenças comuns na infância, a rubéola é muito perigosa durante a gravidez, pois pode provocar malformações congênitas e, até mesmo, o óbito do feto.
Sarampo
O sarampo também é uma doença causada por vírus e é contagiosa, causando infecção no sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de gotículas expelidas por tosse ou espirro de pacientes infectados.
Entre os sintomas, se destacam tosse, conjuntivite, febre e manchas avermelhadas pelo corpo. Para tratar a doença, medicamentos para febre e muito repouso são aconselhados.
Atenção à prevenção
A melhor maneira de prevenir as crianças das doenças comuns na infância é ficar atento ao calendário de vacinação. A vacina tetraviral combate a catapora, o sarampo, a caxumba e a rubéola. Apesar de muito comuns, os vírus estão cada vez menos ativos, graças às inúmeras campanhas de conscientização.
Você têm crianças em casa? Elas já receberam a vacina preventiva? Procure o posto de saúde mais próximo para saber mais sobre as doenças. Apenas um médico especialista poderá dar o diagnóstico exato do vírus e o melhor tratamento durante a contaminação.
Fonte: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos que você pode gostar

Na quinta-feira, dia 14 de abril, o Mercado Municipal abre das 8h às 18h. Na sexta-feira, 15 de ...
11 de abril de 2022
Evento para quem produz e para quem ama queijo terá programação com cursos,análises sensoriais e ...
30 de março de 2022
Nesta terça -feira, 8 de março, o Mercado Municipal de Curitiba realiza a ação Acerte o Alvo, em ...
7 de março de 2022