Dieta para intolerância à frutose

Intolerância à frutose é muitas vezes erroneamente referida como uma “alergia à frutose”. Independente da maneira como você chama, a condição é caracterizada pela incapacidade do organismo de absorver ou quebrar a frutose durante a digestão. A frutose é utilizada como adoçante em alimentos processados, além de estar presente na maioria das frutas, e é muito importante ler os rótulos com cuidado e evitar frutas cítricas e determinados frutos.
Sintomas da intolerância à frutose
Sinais de que você pode ser intolerante à frutose incluem: nervosismo, tremores, sudorese, sensação de tontura, intestino irritável, cólicas, náuseas, distensão abdominal, diarreia e gases cerca de 30 minutos a duas horas depois de comer. Como os sintomas são severos vai depender de como seu corpo é intolerante à frutose, bem como a quantidade de frutose que você consumiu. Seu médico pode diagnosticar a intolerância à frutose com um teste de respiração que verifica a existência de hidrogênio.
Evitando frutose
Comer uma dieta com baixo teor de açúcar é a melhor defesa contra os sintomas de intolerância à frutose. Evite frutas frescas ou secas e sucos de frutas, vinho branco, refrigerantes, mel, bebidas alcoólicas e qualquer alimento ou bebida que cite como um ingrediente adoçante a frutose. Mantenha um diário alimentar para compreender melhor os efeitos e limitar as quantidades de frutose em seu corpo. Você pode ser capaz de absorver pequenas quantidades de cada vez, de modo a manter o controle de como irá se sentir depois de comer produtos que contêm frutose.
Alimentos que contêm frutose
A maioria dos alimentos processados ​​contêm pelo menos alguma frutose, por isso você deve manter uma dieta completamente natural, sempre que possível comer vegetais frescos, carnes com pouca gordura, queijos e grãos. Muitos produtos enlatados contêm frutose, bem como sobremesas, bebidas e molhos engarrafados, biscoitos congelados e aromatizantes. Diga a seu farmacêutico sobre sua intolerância antes de receber os medicamentos, já que podem conter a substância. Refeições que contenham farinha, batatas e muitos vegetais com baixa quantidade de amido contêm quantidades elevadas de frutose.

Respostas de 7

  1. A maioria dos nutricionistas indicam adoçantes como o Stévia e Xilytol por serem feitos de plantas. O primeiro não tem é muito doce e quando usado em quantidade maior amarga. Tem gosto de remédio. O segundo não experimentei ainda, mas dizem que é mais doce.

  2. Não há vacina contra a intolerância à frutose. O único tratamento é não ingerir frutas ou qualquer outro alimento que possua em sua composição a frutose. O ideal mesmo é buscar orientação de um nutricionista para que você possa ter uma dieta balanceada e repositiva dos nutrientes que deixará de usar em razão dessa intolerância.
    Tem pessoas por exemplo, que comem uma talha de mamão e não sentem nada. Comem duas e se sentem mal. Por isso é ideal a orientação de um profissional.

  3. Eu utilizo o adoçante de Stevia, mas em pequena quantidade. Você deve observar qual seu grau de intolerância a frutose, para definir o que pode consumir dos alimentos com baixa quantidade de frutose.

  4. Fui diagnosticada há 3 meses com intolerância a lactose e frutose, depois de mais de quatro anos com os sintomas sem saber realmente o que eu tinha. Tentei usar stevia mas me sentia muito enjoada, hoje não adoço nada, estou me acostumando com café amargo, mas não é fácil. já perdi 8 quilos.

  5. Sou intolerante a frutose e lactose e a Sorbitol, estou emagrecendo muito o melhor e ter cautelar com os alimentos e consultar ao nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *