Muitos boatos circulam nas rodas de conversa sobre coisas que são prejudiciais à saúde. A radiação do celular e o uso de adoçante são constantemente relacionados ao câncer. Será que isso é verdade?
Confira:
Adoçante: Mito
Não há nenhuma prova que aspartame esteja relacionado a câncer. Embora um tipo de açúcar artificial tenha causado câncer em ratos, estudos posteriores afirmaram que o corpo do animal reage de maneira diferente a dos seres humanos, por isso, desde 2000 o produto foi liberado para comercialização sem nenhum tipo de aviso.
Raio X : Verdade
Mesmo baixas doses de raios-X podem aumentar suas chances de contrair câncer. Aliás, não há nenhuma quantidade deste tipo de radiação que seja totalmente segura. Por isso raio x deve ser feito somente em casos específicos e, sempre que possível, fazer uso daqueles protetores de chumbo.
Celulares: Verdade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou recentemente que telefones celulares são “possivelmente cancerígenos” devido à exposição a campos magnéticos que o seu uso provoca. Enquanto não há nenhuma confirmação, recomenda-se usar dispositivos que tenham viva voz ou mandar mensagens de texto.
Garrafas de Plástico: Mito
Muita gente acredita que as garrafas PET são cancerígenas devido ao produto químico bisfenol A. Porém a FDA (órgão americano que controla comidas e medicações) diz que os níveis atuais de bisfenol A encontrados nas garrafas plásticas são seguros.
Obturações Dentárias: Metade Mito, Metade Verdade
Muita gente acha que o mercúrio contido nas obturações pode desencadear câncer, mas estudos recentes comprovam que esta teoria nunca se confirmou. Mas atenção: embora não esteja ligado ao câncer, a intoxicação por mercúrio pode causar outras doenças como dores musculares e nas articulações, enxaqueca, distúrbios gastrointestinais, alterações cardíaca.
Fonte: Horas da Vida