Benefícios do Chá de Hortelã

O chá de hortelã é muito consumido por grande parte da população, mas ninguém sabe quais são seus reais benefícios.

Quer saber quais são? Confira abaixo:

Ajudar na má digestão e diminuir os enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, e este pode ser preparado usando duas espécies diferentes de hortelã, uma conhecida como hortelã comum ou Menta Spicata e outra conhecida como hortelã-pimenta ou Menta Piperita, que apresentam diferentes benefícios.

Enquanto a hortelã comum é geralmente utilizada para no tratamento de diversos problemas digestivos, como má digestão, náusea ou vômito, a hortelã-pimenta é conhecida por apresentar um cheiro e sabor refrescante e benefícios que ajudam a limpar os pulmões, sendo por isso ideal para usar em casos de gripe ou resfriado com tosse.

Benefícios do chá de hortelã comum

• Ajuda na má digestão;
• Acalma a náusea e o vômito;
• Acalma os enjoos.

Benefícios do chá de hortelã-pimenta

• Auxilia no tratamento de gripes, resfriados comuns;
• Ajuda no tratamento da tosse e dores de garganta;
• Ajuda na digestão de alimentos gordurosos;
• Acalma as dores e cólicas menstruais;
• Acalma os enjoos;
• Diminui a produção de gases;
• Ajuda em casos de vesícula preguiçosa;
• Elimina o mau hálito.

O chá de hortelã é a forma mais comum para utilização da planta, e este pode ser preparado usando apenas hortelã comum ou hortelã pimenta, ou usando uma mistura de diferentes plantas medicinais, com diferentes benefícios. A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleos essenciais para a pele.

Receitas com chá de hortelã

Os chás podem ser preparados usando os dois tipos de hortelã, de acordo com os benefícios pretendidos.

1. Chás de hortelã comum

Chá para a má digestão, náusea ou vômito:
O chá de folhas de folhas de hortelã pode ser usado para ajudar na digestão, para reduzir a náusea e o vômito e para acalmar o intestino.

Ingredientes:
2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã.

Modo de preparo:
Numa xícara adicionar 2 a 3 colheres de hortelã e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar e deixar repousar durante 10 minutos.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições.

Chá para a febre:
O chá de folhas de hortelã, quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, origina uma mistura que pode ser usada no tratamento da febre, pois promove o aumento do suor.

Ingredientes para a mistura:
15 g de folhas de hortelã + 70 g de flores de tília + 10 g de rainha-dos-prados + 5 g de laranja amarga

Modo de preparo:
Numa xícara de chá adicionar 1 colher de sopa da mistura de plantas e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 10 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido várias vezes por dia, e de preferência sempre antes de deitar para ajudar a suar.

Chá para o estômago:
O chá de folhas de hortelã comum, quando combinado com raiz de alcaçuz esmagada e flores de camomila, origina uma mistura que pode ser usada no tratamento de inflamações no estômago como gastrite, ou em casos de úlcera gástrica.

Ingredientes para a mistura:
1 colher de chá de folhas de hortelã frescas ou secas + 1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada + meia colher de chá de flores de camomila.

Modo de preparo:
Juntar as respectivas quantidades de cada planta numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 5 a 10 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, para ajudar a acalmar o estômago. Veja mais sobre propriedades desta planta em Hortelã.

2. Chás de hortelã pimenta

Chá para dores menstruais, enjoos, digestão difícil e gases:
O chá de folhas secas de hortelã pimenta, pode ser usado no alivio das dores menstruais, enjoos, digestão difícil de alimentos gordurosos e para diminuir a produção de gases. Este chá pode ser prepara usando folhas secas, trituradas ou frescas de hortelã pimenta.

Ingredientes:
2 colheres de chá de folhas secas inteiras ou trituradas de hortelã pimenta ou 2 a 3 folhas frescas.

Modo de preparo:
Colocar as folhas de hortelã pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.

Chá para dores de estômago e espasmos:
O chá de hortelã pimenta quando combinado com sementes secas de funcho ou erva-doce e folhas de melissa, pode ser usado para o alivio das dores de estômago e dos espasmos.

Ingredientes para a mistura:
2 colheres de chá de folhas secas de hortelã pimenta + 2 colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce + 2 colheres de chá de folha de melissa.

Modo de preparo:
colocar 1 colher de sopa da mistura anterior numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão a repousar durante 10 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido bem quente, 2 a 3 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições. Veja mais sobre propriedades desta planta em Hortelã-pimenta.

Fonte: Tua Saúde

Respostas de 8

  1. Estas dicas são muito valiosas, existem milhares de pessoas que precisam ter acesso a estas informações, parabens pelas excelente postagens, que sem duvida estão ajudando pessoas em todo o planeta

    1. Nossa, comecei a fazer o uso do chá de hortelã seguindo as dicas, estou adorando e principalmente por estar conseguindo obter ótimos resultados. Meu muito obrigada pela qualidade do conteúdo. Bom dia!

  2. Estes dias Sofri um grave acidente e a quantidade de remédios que tomo é muito grande ocasionando problemas estomacais. Agradeço as dicas do uso deste chá para inflamações estomacais. Posso dizer que as coisas não acontecem por acaso, encontrar esta matéria não foi acaso.

  3. Gosto de chás medicinais e minha preferência é pelo hortelã. Além dos benefícios para o organismo, possui um sabor exótico. Sem falar de sua refrescância no verão estando gelado.

  4. Eu já conhecia os muitos benefícios do hortelã, planto ele em casa e amo tomar o chá dele. Achei a matéria maravilhosa e muito completa também, não sabia que podia misturar com outras ervas, fiz chá de hortelã com erva doce pro meu marido que estava com cólicas estomacais e que delícia de chá. Muito obrigado ♥️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *