Um guia para escolher frutas e verduras de maneira consciente

11 de junho de 2016
Saúde e Bem-Estar
0Comentários

O que levar em conta ao selecionar os vegetais na feira ou no mercado? Lembre-se: as aparências podem enganar

Quantas vezes você largou uma fruta na gôndola por ela estar madura ou verde demais? Porém, antes de tomar essa decisão, é bom saber que existem dois grupos de alimentos, os climatéricos e os não climatéricos. No primeiro, as frutas amadurecem depois de colhidas, com alteração de cor e doçura — é o caso de abacate, ameixa, banana, figo, kiwi, maçã, maracujá e pera. No segundo, representado por abacaxi, uva, limão, laranja e cereja, o fruto sofre apenas alterações degradantes após a colheita. Portanto, uma vez fora do pé, ele não ficará mais docinho.

Como escolher de maneira consciente

• Raízes (Batata, cenoura, mandioca…): prefira as com casca íntegra e consistência firme. O formato não faz diferença. Evite as que possuem manchas esverdeadas ou casca murcha e muito enrugada.

• Frutas: priorize as mais limpas e consistentes e com casca íntegra, brilhante e lisa. Não há problema se houver manchinhas ou pintas. Fuja de frutos murchos, amassados ou com buracos e outros sinais de deterioração.

• Flores (couve-flor, brócolis…): escolha flores firmes, compactas e limpas, sem marcas de insetos. Nada de brócolis com botões amarelados, roxos ou brancos nem de couve-flor manchada. Se estiverem murchos, evite.

• Verduras (alface, escarola, espinafre…): opte por folhas íntegras e viçosas, limpas, com poucas manchas e sem sinais de inseto. Melhor não levar verduras murchas, desidratadas, amarronzadas ou amareladas.

Fonte: MdeMulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Mais de 20 pratos com preços promocionais e receitas inspiradas nos quatro cantos do mundo. Pela ...
13 de outubro de 2020
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, com quase 60 mil casos por ...
12 de outubro de 2020
Open chat