Mercado Municipal de Curitiba reabre para o público

7 de abril de 2020
destaque
0Comentários

O Mercado Municipal de Curitiba reabre a partir desta quarta-feira, dia 08 de abril. A decisão foi tomada em parceria com as autoridades da saúde e representantes da Prefeitura Municipal de Curitiba. Os serviços de delivery e take away de produtos que vem sido oferecidos por diversos estabelecimentos do Mercado permanecem à disposição.
Com 62 anos de história, e sendo um dos principais centros de abastecimentos de Curitiba, o Mercado Municipal fechou para compras presenciais no dia 21 de março em função da crise do novo coronavírus. Diante da proximidade com a Páscoa e da procura pelos produtos comuns desta época do ano, somados ao grande estoque para o período e a saúde financeira dos 192 comerciantes, o Mercado reabre ao público com restrições. Com o usual comprometimento do Mercado com a higiene e segurança alimentar, o presidente da Ascesme – Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba, Mário Shiguemitu Yamasaki reforça que todos os cuidados e recomendações da Organização Mundial da Saúde e dos órgãos responsáveis estão sendo tomados para oferecer um ambiente seguro para clientes e colaboradores. “Além disto, o Mercado é ponto estratégico de abastecimento do município, local onde as pessoas podem encontrar alimentos e outros suprimentos de necessidade diária, em meio ao cenário de isolamento social”, explica.
A abertura dos BOXs e lojas será facultativa para os estabelecimentos e seguirá o horário de funcionamento habitual: de terça à sábado das 8h às 18h, domingo das 8h às 13h (restaurante até 15h) e segundas-feiras das 8h às 14h.
 
Restrições
Como esforço para a contenção da proliferação do COVID-19, o Mercado funcionará com algumas medidas restritivas. A entrada e saída do Mercado será feita pelo acesso da Rua da Paz, 640, e controlada: apenas 200 clientes poderão circular pelo Mercado simultaneamente. Caso o número limite seja alcançado, serão organizadas filas, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros.
O Mercado disponibilizará lavatórios de mão e papel toalha na entrada, bem como álcool em gel 70% de fácil acesso dentro dos boxes.
Donos de estabelecimentos e funcionários também reforçaram os cuidados. Irão usar máscaras e luvas e se comprometerão a repassar informações de prevenção contra o novo coronavírus. Também haverá restrições no número de permissionários e funcionários trabalhando dentro dos dois estabelecimentos. Conforme o tamanho dos boxes haverá um número fixo definido de pessoas trabalhando ao mesmo tempo.
Além disto:
Para cafés, lanchonetes e restaurantes:
– Não haverá serviços de buffet;
– Poderão ser oferecidos lanches rápidos e porções individuais;
– As mesas da praça de alimentação serão distanciadas, de acordo com as indicações das autoridades de saúde.
 
Nas peixarias:
– Na Semana Santa, os pedidos para as peixarias serão feitos na área externa do Mercado. As solicitações serão coletadas e entregues no estacionamento da Rua da Paz, 640, evitando aglomerações. No local, o Mercado disponibiliza pias para higienização de mãos de funcionários e clientes.
Depois da Páscoa, o setor de pescado reabre normalmente e obedecerá as novas regras do mercado.
 
Limpeza reforçada
Cabe destacar que o Mercado Municipal preza pela segurança, saúde e bem-estar dos clientes, permissionários e colaboradores. Na última segunda-feira, dia 06, foi realizada uma limpeza de alta tecnologia na área interna e externa do Mercado, seguindo os padrões aprovados pela ANVISA. O entorno foi pulverizado com o desinfetante Peroxy 4D, um produto de última geração eficaz contra o vírus COVID-19. A equipe de limpeza foi reforçada e já está treinada para a desinfecção correta de pontos de maior aglomeração e uso comum, como mesas, corrimões, maçanetas, banheiros e etc.
A diretoria do Mercado segue atenta a todas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde e álcool gel também estará disponível para clientes em todos os comércios.
 
Delivery e Take Away serão mantidos
O serviço de delivery dos estabelecimentos do Mercado será mantido. Bancas de hortifruti, mercearias, peixarias, açougues, lojas, restaurantes, armarinhos, entre outros, organizaram-se para oferecer entregas em casa através de encomendas por whatsapp e/ ou aplicativos de entrega como Uber Eats, Rappi e IFood.
Para os que optarem pelo serviço “take away”, as entregas (conforme horário combinado diretamente com os comerciantes) são realizadas no estacionamento identificado localizado na Rua da Paz.
No site www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br você encontra os telefones de todas as lojas, boxes e casas participantes, e mais informações sobre pedidos de delivery poderão ser coletadas diretamente com os lojistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

Ação, que vai até setembro, lembra a importância da solidariedade em meio a pandemia e pretende ...
21 de julho de 2020
É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Mário Shiguemitu Yamasaki (1955-2020), ...
7 de julho de 2020
Respeitando ao Decreto Municipal nº870 com medidas válidas a partir de 1º de julho, a Associação ...
1 de julho de 2020