Mercado completa 52 anos e mais uma reforma
04/08/2010
Revitalização deixará Mercado três vezes maior
O prefeito Luciano Ducci destacou na noite desta terça-feira (3), entre as grandes obras da cidade em andamento, a revitalização do Mercado Municipal, que completa nesta semana 52 anos de funcionamento. Foi durante a comemoração dos 52 anos do espaço.
"A cidade tem muito a comemorar nos 52 anos do Mercado Municipal, um ícone de Curitiba, que se tornou mais que um ponto de compras, um ponto de convivência para os curitibanos", disse o prefeito, durante a comemoração do aniversário, organizada pela associação dos comerciantes do mercado.
O prefeito é filho dos imigrantes italianos Giancarlo e Splendora Ducci, que chegaram a Curitiba em 1953, e cinco anos depois foram um dos primeiros comerciantes a se instalar no novo mercado da cidade. O Mercado Municipal começou a funcionar em 2 de agosto de 1958 e se tornou um dos mais tradicionais endereços de compras da cidade.
O Mercado Municipal abriga também, desde fevereiro de 2009 o primeiro Mercado de Ôrgânicos do país, onde o consumidor encontra mais de mil tipos de produtos, certificados com selo de produto sem agrotóxicos e aditivos químicos.
A comemoração de aniversário reuniu 320 pessoas, na Churrascaria Paiol, entre permissionários, funcionários e fornecedores do Mercado Municipal. "Com as obras de revitalização, o mercado ficará três vezes maior, até o fim de 2011, oferecendo mais conforto à população e aos comerciantes", disse o secretário municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli. O vereador Mário Celso, líder do governo na Câmara Municipal, participou da comemoração.
O presidente da Associação dos Comerciantes, Mário Shiguemitu Yamasaki, disse, fez uma homenagem ao prefeito, pela revitalização do mercado. "Este espaço é o ganha-pão de centenas de famílias que realizam seu trabalho apoiados no diálogo permanente com a Prefeitura de Curitiba", afirmou. O Mercado Municipal tem 190 permissionários.
Variedade - Além de frutas, verduras e legumes, vindos de vários pontos do país e do mundo, o Mercado Municipal também têm, entre cerca de 300 boxes, floricultura, mercearias, utilidades domésticas, massas e molhos, calçados, carnes exóticas, cafés, aquários de peixes ornamentais e materiais de pesca, presentes e lembranças, confecções, bebidas, delicatessen, temperos e especiarias, açougues e peixarias. Oferece também serviços de sapataria, relojoaria, tabacaria, loteria e barbearia, entre outros.
A praça da alimentação ocupa o mezanino do Mercado, e com a ampliação decorrente dos trabalhos de revitalização, o espaço que reúne restaurantes, pastelarias e lanchonetes dobrará de tamanho.
Perfil - Pesquisas realizadas mostram que em média 60% dos frequentadores tem renda superior a 15 salários mínimos e 40% deles têm nível superior completo. A intenção de compra, especialmente de gêneros alimentícios, é de 41,73%, geralmente por homens, que compõem 50% desse universo. Desse total, 62,33% são casados.
O Mercado é também endereço onde fisicamente se viabiliza a parceria da Secretaria do Abastecimento com instituições como a Federação da Agricultura, Serviço Nacional do Comércio e outros, responsáveis pela realização de cursos de aperfeiçoamento nas salas do entro de Educação Alimentar e Nutrição. Dispõe, para tanto, de estruturas para eventos, anfiteatro e cozinha modelo para eventos.
História -A primeira experiência de um Mercado Municipal surgiu em 1820, quando instalado nas históricas "casinhas", carentes de higiene, na rua Saldanha Marinho, nos fundos da antiga Matriz, hoje Catedral Basílica. Em 1860, o Mercado se instalou no Largo da Ponte, hoje praça Zacarias, e 14 anos depois, no Largo da Cadeia, no mesmo espaço onde hoje está o Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques.
O paço, construído pelo prefeito Cândido de Abreu, a partir de 1912 e inaugurado dois anos depois, foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1968, na gestão do prefeito Omar Sabbag, quando se transferiu para o Palácio 29 de Março, no Centro Cívico, projetado pelo falecido arquiteto Rubens Meister. De 1913 a 1915, o Mercado ocupou um barracão no antigo Largo do Nogueira, hoje praça 19 de Dezembro.
De 1915 a 1937, novo endereço, dessa vezna rua Emiliano Perneta, onde hoje se localiza a pracinha defronte ao restaurante Scavollo, ponto de encontro, em direção ao Batel, das ruas Emiliano Perneta, Doutor Pedrosa e Desembargador Motta.
Na década de 1940, o urbanista francês Alfred Agache, responsável pelo plano urbanístico adotado por Curitiba em 1943, previu um espaço exclusivo para construção de um Mercado Municipal, na região do antigo bairro Capanema, hoje Jardim Botânico. O projeto só se tornou real em 1958.
De 1937 a 2 de agosto de 1958, Curitiba ficou sem um mercado público, até a inauguração do complexo localizado na avenida Sete de Setembro, 1.865, pelo então prefeito Ney Aminthas de Barros Braga. A obra iniciou em 1956, e o projeto foi do ex-prefeito de Curitiba, engenheiro Saul Raiz.
Serviço -O Mercado Municipal funciona às segundas-feiras, das 7h às 14h; de terça-feira a sábado, das 7h às 18h. Aos domingos, das 7h às 13h, mas a praça da alimentação, que ocupa o mezanino, atende o público dominical até às 15h.
Números e dados
- O Mercado Municipal foi criado pela Lei Municipal número 1.136, de 14 de outubro de 1955, e abriu as portas ao público em 2 de agosto de 1958.
- Fica na avenida Sete de Setembro, 1.865 (Jardim Botânico). Ocupa área formada pela avenida Sete de Setembro.