Ceia de Ano Novo para fazer em casa

26 de dezembro de 2015
Curiosidades
0Comentários

Não é todo mundo que tem disposição de sair por aí no Ano Novo, enfrentando filas, agitos e uma zoeira geral – que assola o litoral, por exemplo.
Muita gente também reserva mesas em hotéis e restaurantes programados para o evento. Mas não são poucos aqueles que preferem ficar em casa. Ou na casa de amigos ou parentes, preparando a curtindo a própria festa de passagem de ano. Com o afeto das pessoas queridas e dentro da própria programação estabelecida.
Para estes, aqui vai uma sugestão de cardápio que não exige tantos cuidados e pode ser planejado já a partir de hoje, para as compras de mercado e primeiras providências para a execução dos pratos. Uma salada de entrada, dois pratos principais (ou primeiro e segundo pratos, conforme o desejo na hora de servir) e uma sobremesa e tudo estará resolvido, com ingredientes ligados à tradição da data.
Como as lentilhas, que dizem trazer fortuna. Aqui são apresentadas em forma de salada, em receita do chef Alexandre Vicki, que brilhou muito em Curitiba e hoje está em Goiânia, comandando a cozinha do Restaurante Coralina, do Hotel Mercure. Na composição do prato, a combinação das lentilhas com o queijo gouda e a rúcula, ornada com os bastonetes de parmesão, que podem ser adquiridos prontos em padarias. E um toque agridoce com damascos e o oriental molho de ostra.
O primeiro dos pratos principal é o bacalhau, tradicional nas mesas européias no Ano Novo, embora por aqui esteja sempre muito mais ligado à Páscoa. E a receita está entre as mais simples e tradicionais, à Gomes de Sá, apresentada pelos produtores do Bacalhau da Noruega. Combinação clássica: bacalhau, cebola, ovos, azeitonas, alho e salsinha.
O prato de carne está de acordo com os preceitos do último dia do ano. Nada de aves, que ciscam para trás. Ou de ruminantes, que devolvem a comida depois de mastigada. O recomendado é utilizar carne suína, porque o porco chafurda para a frente (pensando bem, no fundo é tudo uma grande bobagem, mas tudo bem, são as recomendações populares). E aí, de acordo do o tema, nada melhor que um courinho pururuca à mesa. Como uma receita que a chef Manu Buffara, hoje brilhando à frente de seu próprio restaurante, o premiado Manu, nos ofereceu tempos atrás, quando ainda estava à frente da cozinha de outro estabelecimento. Trata-se de uma Costeleta de leitão crocante na mostarda com purê de feijão branco e marmelada de cebola roxa que vai arrancar suspiros dos presentes.
E por falar em suspiro, que venha a sobremesa: Pudim de claras com calda de grenadine. O xarope de grenadine se encontra pronto e é muito utilizado em coquetéis. É feito de romã, fruta sempre presente nas comemorações de virada de ano. O pudim de claras é feito normalmente (e veja como a receita é bem simples) e depois de frio a calda é despejada por cima. Dá um ótimo visual e reforça o bom paladar.
Pronto, aí está o cardápio de Ano Novo. É só aproveitar.
Fonte: Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

Fique atento ao nosso funcionamento na Páscoa. 🐰Na sexta-feira, dia 29/03, Box e Bancas abrem das ...
20 de março de 2024
Fique atento ao nosso funcionamento nos dias de folia! 🎉🪅 Nos dias 12 e 13 de fevereiro o Mercado ...
1 de fevereiro de 2024
O Mercado Municipal de Curitiba promove, a partir do próximo dia 30 a já tradicional Semana dos ...
29 de janeiro de 2024