Benefícios da Mostarda

24 de janeiro de 2016
Curiosidades
0Comentários

Mostarda protege fígado, melhora digestão e oferece muitos outros benefícios. 
Saiba quais os principais nutrientes e benefícios da folha, semente e molho de mostarda
A mostarda é rica em diversos nutrientes e proporciona muito benefícios para a saúde. A seguir saiba mais sobre a folha de mostarda, a semente de mostarda e o molho de mostarda:
– Folha de mostarda
• Nutrientes: a folha de mostarda contém muita fibra dietética e é uma excelente fonte de vitamina K, A, C, E, complexo B e folato, e minerais como cálcio, manganês, ferro, fósforo e magnésio. Muito rica em antioxidantes, a folha é fonte de flavonoides, indóis, sulforafano, carotenoides, luteína e zeaxantina. Os indóis, principalmente di-indol-metano e sulforafano, protegem contra câncer de próstata, mama, cólon e ovário, pois inibem o crescimento de células tumorais, e têm sido objeto de extensa pesquisa científica.
• Benefícios:
– ação desintoxicante: A folha de mostarda desintoxica o corpo porque é rica em glucosinolato, um composto que protege o fígado e melhora seu desempenho, ativando enzimas que metabolizam as substâncias tóxicas. Além disso, a presença de clorofila na mostarda também contribui para eliminar toxinas ambientais da corrente sanguínea, neutralizando os metais pesados, produtos químicos e pesticidas que estão no corpo.
– ação anticolesterol: A folha de mostarda tem a capacidade de melhorar a produção de bile pelo fígado, que usa o colesterol circulante como matéria-prima. Isto ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas. Um estudo publicado na revista Nutrition Research em 2008 mostra que a capacidade de baixar o colesterol melhora significativamente quando a folha é cozida no vapor ou refogada rapidamente.
– combate a osteoporose: Cem gramas de mostarda cozida contêm 525% do valor diário recomendado de vitamina K! Ela está diretamente envolvida na mineralização óssea, na coagulação do sangue e ajuda a remover o cálcio patológico, presente em áreas do corpo onde não deveria estar, como nas articulações (causando bursite ou artrite), nos órgãos formando cálculos (rins, vesícula), nos tecidos (nódulos calcificados na mama e dutos salivares), e nos vasos sanguíneos (se depositam nas artérias, endurecendo o sistema circulatório, e reduzem o seu calibre, o que aumenta a chance de um enfarte).
– Semente de mostarda
• Nutrientes: como a maioria das sementes, a de mostarda também é uma boa fonte de nutrientes variados, incluindo cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, colina, ômega-3, fitoesteróis e fibra. Ela contém altos níveis de selênio, um mineral com ação antioxidante e essencial para o metabolismo do cérebro e da tireoide. Além disso, a semente de mostarda tem um conteúdo notável de fitonutrientes antioxidantes como o glucosinolato, isotiocianato e curcumina, que protegem contra o câncer.
• Benefícios: assim como a folha, a semente de mostarda também apresenta inúmeros benefícios: melhora a digestão porque aumenta a produção de saliva, previne diversos tipos de câncer incluindo estômago e cólon, regula a tireoide (pelo alto teor de selênio), tem ação anti-inflamatória e assim alivia dores articulares e musculares, melhora a imunidade ajudando na prevenção de gripes e resfriados, protege a visão (é fonte de luteína e zeaxantina, dois carotenoides com ação ocular), baixa o colesterol (contém vitamina B3 que combate a aterosclerose), pode ajudar na prisão de ventre (bom teor de fibras e mucilagem que aceleram o trânsito intestinal).
– Molho de mostarda
Como o molho é preparado com as sementes de mostarda, os nutrientes e benefícios são os mesmos. Procure um molho de mostarda bem denso, de preferência com as sementes aparentes (mostarda tipo Dijon), ou prepare o seu em casa, é bem fácil. Deixe as sementes de molho em água, vinagre ou vinho até que fiquem macias. Triture no liquidificador ou processador até obter uma pasta lisa, acrescentando ervas e especiarias como estragão, tomilho, açafrão, alho, pimenta, páprica ou outros condimentos que você preferir. Pronto, você tem uma bela mostarda caseira rica em nutrientes.
Modo de usar
As folhas podem ser refogadas ou cozidas no vapor e temperadas a gosto. Consuma o equivalente a uma xícara de chá uma a duas vezes por semana. As sementes de mostarda podem entrar inteiras no preparo de carnes diversas ou podem ser moídas e acrescentadas na hora do preparo do alimento. O molho de mostarda é usado no prato pronto e combina com carnes. O molho também pode entrar no tempero de saladas e legumes.
Sem excessos
Sementes de mostarda são consideradas seguras para consumo humano, quando usadas em pequenas quantidades, sem exageros. Uma grande quantidade de mostarda usada diariamente pode causar irritação gástrica, sangramento do estômago e da mucosa intestinal. Use até duas vezes por semana para ter uma saúde excelente.
Fonte: Minha Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

No final de semana do feriado da Proclamação da República, o Mercado Municipal de Curitiba ...
9 de novembro de 2020
Mais de 20 pratos com preços promocionais e receitas inspiradas nos quatro cantos do mundo. Pela ...
13 de outubro de 2020
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, com quase 60 mil casos por ...
12 de outubro de 2020
Open chat