Alimentos que dão energia e evitam cansaço

15 de fevereiro de 2016
Saúde e Bem-Estar
0Comentários

Entre os alimentos benéficos estão noz, iogurte, cogumelo, ovo e espinafre
Vive cansado, principalmente após o almoço e fim da tarde? Pois saiba que alguns alimentos saudáveis podem conferir mais energia ao corpo e combater o problema.
Confira abaixo 10 deles, listados pela coach de saúde Lee Holmes, autora do livro Eat Clean, Green and Vegetarian (em tradução livre, Coma Limpo, Verde e Vegetariano), no jornal Daily Mail.
1. Nozes
As nozes fornecem nutrientes livres de qualquer forma de processamento. Se possível, tente deixá-las na água durante a noite para ativá-las.
É que, quando iniciam o processo de germinação, aumentam o valor nutricional e permitem que o corpo as digira mais facilmente.
2. Iogurte
Adicione iogurte de leite de cabra natural em seu café da manhã, salada ou outro prato favorito, já que oferece probióticos.
Eles ajudam a manter o intestino saudável, auxiliando na digestão e combatendo a fadiga.
3. Salmão
O peixe contém ômega 3, que ajuda a reduzir o colesterol e diminui potencialmente o risco de doença cardíaca. Além de ser ótimo para o coração, é rico em proteínas, vitamina B6, niacina e riboflavina, que ajudam a converter alimentos em energia.
4. Cogumelo
Uma xícara de cogumelos fornece quase 50% da quantidade diária de ferro que o corpo necessita, que é essencial no transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Sem uma oferta eficiente de oxigênio para os principais órgãos, o resultado é cansaço.

5. Espinafre
O espinafre é extremamente rico em ferro, magnésio e potássio. O magnésio desempenha um papel vital na produção de energia e, junto com potássio, permite a digestão eficaz e a regulação da função dos nervos e músculos.
6. Semente de abóbora
Que tal transformar a semente de abóbora em petisco saudável? Um quarto de xícara da iguaria tem cerca de metade da quantidade diária recomendada de magnésio.

7. Batata-doce
Contém ferro, potássio, magnésio, e vitaminas C e D, que ajudam a aumentar os níveis de energia. É versátil e pode ser consumida em forma de purê, grelhada, cozida no vapor ou na salada.

8. Água
A água é necessária para ajudar a transportar nutrientes e oxigênio para as células, que, se em baixa quantidade, levam a náuseas e fadiga. Em média, mulheres adultas devem apostar em oito copos por dia e, os homens, em 10. Uma maneira de garantir a ingestão suficiente é tomar um copo antes de cada refeição.
9. Alimentos frescos e sazonais
Produtos sazonais estão no seu potencial máximo de nutrientes. Ao comer o alimento da época, a pessoa recebe a maior recompensa do produto e passa a se sentir mais alerta e acordado.
10. Ovo
É ótima fonte de proteína, oferecendo 30% de sua necessidade diária. Ajuda após o exercício para garantir que os músculos se recuperem adequadamente e o corpo se sinta preparado para o dia seguinte.

Fonte: Saúde | Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos que você pode gostar

Mais de 20 pratos com preços promocionais e receitas inspiradas nos quatro cantos do mundo. Pela ...
13 de outubro de 2020
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras, com quase 60 mil casos por ...
12 de outubro de 2020
No dia 25 de Setembro foi revogada a bandeira laranja de Curitiba. Com isso, o Mercado Municipal ...
25 de setembro de 2020
Open chat